Canal Içara

Canal Içara

09 de agosto de 2020 - 03:21
Cotidiano » Vestibular
MEC divulga resultados do Enem 2010
14/01/2011 às 09:44 | Especial de Amanda Cieglinski, da Agência Brasil
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2010 já podem ser verificados em www.enem.inep.gov.br, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). E, após consultados os resultados, os participantes já podem também se inscrever a partir de domingo, dia 16, no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) no primeiro semestre de 2011. Nesta edição, serão oferecidas 83,1 mil vagas em 83 instituições, sendo 39 universidades federais.

Conteúdo relacionado:
13/01/2011 » Um terço dos cursos é de baixa qualidade
08/11/2010 » Resultado do Enem é suspenso com liminar
07/11/2010 » Ansiedade é ampliada por erros no Enem


Criado pelo MEC no ano passado, o Sisu possibilita ao candidato do Enem que disputar vagas em diferentes instituições, substituindo o vestibular. As inscrições vão de 16 a 18 de fevereiro. Os estudantes já podem acessar o Sisu (sisu.mec.gov.br) para consultar quais são as instituições e cursos participantes desta edição.

A metodologia adotada no Enem é a da Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo que atribui pesos diferentes às questões em função do número de erros e acertos obtidos pelos candidatos. Por exemplo: se um item teve alto índice de acertos, valerá menos pontos. Mas se poucos alunos marcaram a resposta correta, a questão valerá mais pontos para aqueles que tiveram acertado. Por essa razão, pessoas que acertam o mesmo número absoluto de itens podem obter médias diferentes.

Ao contrário das provas tradicionais, na TRI não existe um valor pré-fixado para uma questão nem um escala com o máximo e o mínimo de pontos que o candidato pode obter no Enem. Para saber se foi bem ou mal, o candidato precisa comparar seus resultados em uma escala que varia em cada uma das provas. Ela é composta a partir da nota mais baixa e a mais alta obtidas pelos participantes em cada um dos testes (ciências da natureza, humanas, linguagens e matemática).
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias