logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Merendas terão 85% de agricultura familiar

Compartilhar:

Pelo menos 30% do recurso federal para a merenda escolar deve ser para produtos da agricultura familiar. Mas Içara vai além. No ano passado 52% da verba de alimentação foi usada desta forma e para 2016 a proposta é que mais de 85% dos recursos favoreçam os produtores familiares. Isto significa mais de 110 toneladas de hortifrutigranjeiros, queijo e carne suína. A previsão é que 5,8 toneladas de produtos orgânicos sejam adquiridos, entre alface, beterraba, brócolis, cenoura morango, mel e outros.

Trezentas mil refeições mensais estão previstas na rede municipal de Educação de Içara. Os estudantes da cidade recebem até seis refeições diárias de acordo com o tempo em que permanecem nos 34 Centros de Educação Infantil, 15 escolas e a Educação de Jovens e Adultos. “O cardápio é realizado de acordo com a faixa etária e período na escola. Além disto, são avaliados os estudantes com algumas patologias como intolerância a lactose, glúten e outros”, destaca a nutricionista Tamíris Benfato.

A alimentação é baseada no Programa Nacional de Alimentação Escolar do Fundo de Desenvolvimento da Educação. O programa prevê que os alimentos sejam de qualidade, tendo em vista a melhora do aproveitamento escolar, o desenvolvimento local e a segurança alimentar. “Tudo é elaborado com a observação das necessidades nutricionais”, acrescenta a nutricionista Carolina Dias. "Uma merenda de qualidade é fundamental. Além de beneficiar a saúde é essencial para o bom aprendizado", frisa a secretária de Educação, Jaqueline dos Santos.