Canal Içara

Canal Içara

19 de outubro de 2019 - 16:44
Cotidiano » 20º Açor
Missa reúne bandeiras e folias do Divino
10/11/2013 às 15:40 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
A 20ª Festa da Cultura Açoriana de Santa Catarina abriu o terceiro dia com o resgate da tradição católica neste domingo, dia 10. Ao todo foram reunidas 12 bandeiras do Divino, seis grupos de cantoria para a celebração na igreja matriz São Donato, além dos grupos étnicos participantes da festividade em Içara. Conforme a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro, a ideia é que a missa se repita anualmente a partir de agora.

"A tradição do Terno de Reis eu herdei do meu pai. Há 20 anos começamos para participação nas festas de Natal. Hoje representamos a cidade em todo o estado. Já estive inclusive nos Açores por três vezes. A celebração das bandeiras representa a união de diversas comunidades e entidades de tradição açoriana como nós", coloca Joelson Manoel Cardoso. O grupo Reis do Oriente presidido por ele foi responsável pela animação do ofertório.

A missa presidida pelo padre Valmir e acompanhada pelo pároco Antônio Vander foi completada ainda pela procissão com o mastro de São Sebastião. Conforme manda a tradição, o tronco enfeitado com ramos, folhas e flores foi colocado em frente da igreja. Depois disso, ocorreu o hasteamento da bandeira com a imagem de São Sebastião e a disputa pelas flores. A lenda é que as mulheres que conseguem uma flor garantem um bom casamento.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas