Canal Içara

Canal Içara

18 de outubro de 2019 - 13:10
Cotidiano »
Mitologia Marinha em exposição na Casa da Cultura
21/09/2007 às 12:03 | icara.sc.gov.br
A Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes apresenta até o dia 27 de setembro, a mostra “Mitologia Marinha – Desenhos de Franklin Cascaes”, exposição que dá visibilidade à trajetória do artista e folclorista. Cerca de 20 desenhos daquele que é considerado o mais importante pesquisador da cultura litorânea de Santa Catarina, podem ser vistas das 8 às 17 horas todos os dias, e sem custo nenhum. Todas as peças em grafite ou nanquim sobre papel foram feitas entre 1960 e 1980.

Nestas obras, Cascaes cria uma ponte entre o mundo possível e o mundo ficcional, criando Montros Marinhos, um Peixe Cabra ou uma baleia Cabeluda. A exposição, inédita em Içara, é uma realização do SESC em parceria com a Casa da Cultura Pe. Bernardo Junkes – Içara SC.


Sobre Cascaes

O artista nasceu em 16/10/1908 na bela praia de Itaguaçu, no continente da Ilha de Santa Catarina. Faleceu em 15/03/1983. Filho de família numerosa, desde pequeno se interessava por bruxas, ouvindo histórias contadas pelos trabalhadores e escravos das terras de seus avós. Foi quase solitário o seu trabalho de recolher as histórias, rabiscar a mitologia, desenhar as formas, moldar as figuras, mostrando domínio das várias artes que dominava. Só não foi condenado ao insucesso pela persistência teimosa de que sentia que lidava com o seu próprio passado e com uma tradição que amava.

O trabalho de Cascaes vai além da documentação sobre o imaginário ilhéu, marcado por bruxas e rituais, apenas um dos aspectos do seu valioso trabalho antropológico que resulta num retrato da cultura popular. Seu olhar valoriza os aspectos da religiosidade, das brincadeiras tradicionais, o amplo universo simbólico da Ilha de Santa Catarina – tudo artisticamente registrado pelo pesquisador que é referência para qualquer reflexão acerca das comunidades litorâneas, não só no seu passado mas também nas surpreendentes transformações urbanas.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas