logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Mora Fest terá 500kg de costela em abril

Compartilhar:

O tradicional jogo italiano vai ser acompanhado de 500kg de costela fogo de chão na 9ª Mora Fest na comunidade de Morro Bonito, em Içara. O evento no dia 2 de abril acontecerá com o propósito de levantar recursos para a manutenção e reforma da igreja católica da localidade, neste ano, com um diferencial: o ingresso será uma camiseta customizável. As últimas unidades ainda podem ser encontradas por R$ 40 com os organizadores.

"É a primeira vez que realizamos a festa no domingo. Nossa intenção é que mais pessoas possam participar”, indica o responsável, Irineu Biff. As fortes batidas na mesa de madeira e os números exaltados em italiano acontecerão após o almoço com costelaço e buffet. "Nossa região está bem representada pelos descendentes de italianos", relata o coordenador da mora na região e representante da Comunidade Veneta de Santa Catarina, Antônio Fachin Filho.

Passatempo de agilidade e inteligência

Além de Içara, a mora ainda é um costume entre os descendentes de italianos em Siderópolis, Urussanga, Cocal do Sul, Morro da Fumaça, Treze de Maio, Pedras Grandes, Orleans, Treviso, Criciúma, Turvo e Meleiro. O passatempo era utilizado por prisioneiros italianos do século XVll, principalmente, na região do Vêneto. No século XlX chegou a ser proibido devido as brigas constantes entre os jogadores.

"Atualmente é praticado na Itália somente para recordar os velhos tempos. No Brasil, o jogo de mora veio com os imigrantes e foi também muito difundida por ser um jogo de inteligência e agilidade, pois é preciso estar ligado nos movimentos das mãos e na voz dos participantes. Nossa região ainda pratica muito esse jogo, por isso a importância desses eventos. Queremos disseminar e preservar a cultura", pontua Antônio.