logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Muito mais que gostar de ler

Conheça Bruno Miranda, o Bubarim

Compartilhar:

Bruno Miranda, 15 anos, morador de Içara, assim como outros adolescentes, começou um blog pessoal para se expressar na internet. No entanto, ao contrário de muitos outros jovens, ele se diferenciou por um gosto incomum para a idade: a prática da leitura. Hoje, depois de dois anos, o blog já evoluiu para um site, o Minha Estante, em que o garoto posta resenhas dos mais de 130 livros que já leu, com textos, fotos e o recurso mais recente, os videocasts. Bem-humorado e inteligente, o aparentemente tímido Bruno mostra um potencial considerável no mundo virtual e real. Em 2010 ele foi homenageado pela Prefeitura de Içara pelo bom desempenho no Concurso Municipal de Produção Textual e já teve uma crônica de sua autoria publicada em um livro da cidade.

Bruno acredita que o gosto pela leitura começou na infância, quando sua mãe lhe comprava livrinhos. Embora ele tenha ficado vários anos sem ler, o gosto retornou no início da adolescência, quando ganhou um livro de presente da irmã. De lá para cá, não parou mais. “Para gostar de ler, a pessoa tem que ter uma boa base desde cedo, com a família. Para os jovens que estiverem começando, eu recomendo começarem com leituras para jovens, antes de partir para os clássicos”, diz Bruno. O site dele fala principalmente de leituras para o público jovem (já que é o público do site), apesar de ele também ler títulos voltados para outros segmentos.

Em geral, Bruno é um garoto comum, estuda todos os dias, tira notas 8, faz cursinho três vezes por semana, sonha em ser jornalista e trabalha aos sábados. Aos domingos é que tira tempo para atualizar o site e deixar postagens programadas para a semana. E é na Internet que ele deixa de ser um garoto comum e mostra seu lado mais empreendedor, esforçado e diferenciado. Antes de conseguir sucesso neste blog, ele já teve outros três que não deram certo, mas que o serviram de experiência para amadurecer a ideia.

Hoje ele recebe títulos das editoras Intrínseca, Novo Conceito e Sextante para depois comentar no site, que recebe aproximadamente mil visitantes por dia. “Mesmo quem não gosta de ler vem ao Minha Estante para ver os vídeos, em que eu falo dos livros que recebo das editoras”, conta o garoto. Mesmo lendo um livro por semana ou duas, não é fácil abastecer o site com frequência. Para ajudar a dar conta, Bruno conseguiu duas colaboradoras voluntárias adolescentes, de São Paulo e Maceió, que ele conhece só virtualmente. Além disso, o site conta com dicas para leitores, do tipo como fazer marcadores de páginas, sugestões de como ler mais rápido ou sem se cansar, entre outras. Para conferir, basta acessar www.minhaestante.com.