logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Município reforçará médicos no HSD para amenizar saída de cubanos

Compartilhar:

Nove médicos cubanos deixaram as unidades de saúde de Içara nesta terça-feira, dia 20. Isso significa que parte da demanda deslocará para o Hospital São Donato. E para amenizar o impacto, dois médicos serão contratados pela Prefeitura de Içara para reforçar o atendimento na fundação filantrópica com a classificação inicial no Pronto-Socorro. A decisão foi oficializada em reunião nesta tarde com os gestores da entidade.

“O atendimento ambulatorial atuará de forma resolutiva para os casos de menor gravidade (pulseiras azuis e verdes), quando não há emergência. Como as unidades estarão comprometidas, estes dois novos médicos ajudarão a atender a demanda até o dia 7 de dezembro", destaca o prefeito Murialdo Canto Gastaldon (MDB).

"Inicialmente os médicos cubanos iriam embora somente em dezembro. Esta madrugada fomos surpreendidos com o adiantamento da passagem. A partir de amanhã iniciam os embarques”, explica a secretária municipal de Saúde, Jaqueline dos Santos. Com a antecipação do retorno, os bairros Raichaski, Jussara, Elizabete, Terceira Linha, Aurora, Boa Vista e Vila Nova não terão atendimento médico até sexta-feira.

"O paciente será acolhido pela equipe e será encaminhado. A triagem dirá onde ele será atendido", destaca a coordenadora de Atenção Básica, Iane Savi. "Casos de troca de receita, febre alta, gestantes, pressão alta, dor aguda, que são consideradas urgências, serão atendidos prioritariamente. Todas as unidades terão um médico meio período. Será um paliativo", informa Jaqueline. "Esperamos que até o dia 7 de dezembro, data em que os novos médicos serão convocados, todas as unidades voltem a atender normalmente", pontua.