logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Museu do Agente Ferroviário reabre agendamento de visitas

Compartilhar:

O Museu do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin está com agendamento reaberto para visitação. Estudantes e turistas, em grupos ou de forma individual, podem reservar o horário de segunda a sexta-feira das 7h45 às 11h45 e das 13h às 17h pelo telefone (48) 3432-3567. “O acervo ainda está sendo preparado, mas já é possível conhecer”, indica a historiadora, mantenedora do local, Cintia Magnus. Segundo ela, a proposta do local é reaproximar os visitantes ao cotidiano dos ferroviários que abriram o caminho do desenvolvimento na região.

“O museu permite manter vivo o passado e oportuniza as pessoas o conhecimento sobre a nossa história e cultura”, indica a presidente da Fundação Cultural de Içara, Maria Tereza Chagas. Além de uma nova mobília, a construção influenciada pela arquitetura inglesa na década de 1930 recebeu investimentos no sistema elétrico, hidráulico, na iluminação e também na pintura. O último agente ferroviário que morou no local foi Anselmo Cargnin, por isso, patrono do museu inaugurado em 27 de junho de 2008.

Desde a transformação em museu, mais de 9,3 mil pessoas já passaram pelo local na Praça do Imigrante e deixaram o nome registrado no livro de visitas. “Temos muitas peças que estavam guardadas devido as condições inadequadas para exposição. Agora tudo ficará acessível. Também estamos em busca de novas peças para compor o acervo. Em um dos espaços queremos exibir as vestes de um ferroviário. Esperamos contar com a doação de algum trabalhador para preservar esta memória”, pontua Cintia.