Canal Içara

Canal Içara

26 de maio de 2019 - 02:30
Cotidiano » Museu do Agente Ferroviário
Museu içarense expõe fotos sobre indígenas
29/09/2015 às 16:30 | com informações de Alexandra Cavaler, da Prefeitura de Içara
Alexandra Cavaler [Prefeitura de Içara]
O cotidiano da aldeia Guarani Marãgatu compõe dezesseis painéis em exposição do Museu Casa do Agente Ferroviário Anselmo Cargnin. A mostra "Nós existimos e resistimos" do fotógrafo Gilmar Bonifácio faz parte da Primavera dos Museus, neste ano, dedicada aos museus e memórias indígenas. O evento segue até sexta-feira, dia 2. O acesso é gratuito.

"Cada pessoa tem que respeitar o jeito que nós somos”, coloca a índia, Wera Tupã. “Essa frase traduz o ideal de relacionamento entre as várias culturas que habitam o planeta”, lembra o fotógrafo Gilmar Bonifácio. O registro dos rituais religiosos, do convívio com os animais, a relação com a água, além da produção de artesanato foram feitos em 2002 em Imaruí.

De acordo com o presidente da Fundação Cultural de Içara, Daniel Loch, a exposição visa também fomentar a visita ao museu que se localiza da praça do imigrante, próximos a linha férrea. “Que o museu seja como definiram os Ticuna, um lugar para guardar nosso futuro, para colorir o pensamento, para segurar as coisas do mundo”, finaliza.
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas