logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Na primeira fase, vacinação contra a covid-19 ainda deverá abranger 3,3 mil içarenses

Evolução da campanha de imunização ainda dependerá do envio de mais doses ao Município

Compartilhar:

Içara deverá ter 3.350 pessoas imunizadas na primeira fase de vacinação contra a covid-19. São 291 trabalhadores de saúde no enfrentamento direto da pandemia, 90 pessoas com 60 anos ou mais que estão institucionalizados e, na sequência, os demais profissionais da saúde pública e privada ou de suporte às atividades hospitalares. Com a chegada de novas doses será atendida ainda a população com mais de 75 anos em geral. "Não teremos dose para vacinar toda a população neste momento. O atendimento será gradativo", lembra o secretário municipal de Saúde, Sandro Ressler. A apresentação do Plano de Operacionalização ocorreu aos vereadores da cidade nesta terça-feira, dia 19.

Por ora, Içara teve 377 doses disponibilizadas para aplicação. O mesmo quantitativo deverá ser encaminhado pelo Estado dentro de duas semanas para a segunda dose. "Será um processo lento, pois a gente depende do Governo Federal. Fizemos todo o levantamento necessário e tivemos nossa estrutura preparada adequadamente para atender a demanda que teremos", indica a prefeita Dalvania Cardoso (PP). Ainda segundo ela, mesmo com a vacinação iniciada, permanecerá a recomendação para o uso de máscara, álcool gel e o distanciamento social até que a imunização já tenha abrangido a maior parte da população.

Conforme o documento elaborado pelo comitê técnico do Município, na segunda fase serão atendidas 6.399 pessoas de 60 a 74 anos e, na terceira etapa, 21.122 pessoas com alguma doença pré-existente que apresente risco potencial de agravamento. O planejamento prevê, quando tiver doses disponíveis, a imunização domiciliar para pacientes acamados; prolongamento do horário de atendimento de unidades de saúde do Primeiro de Maio, Jardim Elizabete, Vila Nova e Presidente Vargas; e programação especial em Rio Acima e Esperança, drive thru no Centro e Vila Nova; além do uso de centros comunitários se houver necessidade.