logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Nega Conta sob a proteção da figueira

Compartilhar:

Maria da Rosa acorda ao cantar do galo todos os dias. E logo no início da manhã, escuta também o cantar dos pássaros da janela do quarto. O som no Centro de Içara se espalha do alto de uma figueira plantada em 1992. O galhinho zelado por ela cresceu e retribuiu toda a atenção recebida. Nega Conta, como é conhecida a senhora de 71 anos, garante que a árvore evitou, por exemplo, que a casa fosse afetada no Furacão Catarina. "Não caiu nenhuma telha", relembra.

Maria mudou-se para a Rua Getúlio Vargas em 1961 junto com o filho Heraldo. Ele tinha uma ano e ela já somava 18. Depois chegaram Jorge Antônio, Maria Aparecida e Márcia Maria. Todos nasceram antes da árvore ser plantada. Mas ali viram a família crescer assim como a planta. "A casa vive cheia e esta árvore é o ponto de encontro da família", exalta.

Nos dias de encontro na residência 598, a árvore serve aos quatro filhos, 10 netos e um bisneto, além dos amigos que acompanham a moradora aposentada. Os carros estacionados na rua também se aproveitam dessa sombra. "Para nós representa vida. É uma alegria, principalmente quando chega o verão. Sentam todos aqui embaixo", destaca. "É melhor do que um ar condicionado. Não vendo por dinheiro nenhum", acrescenta em admiração.