logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Nelsi, apaixonada e protetora dos animais

Compartilhar:

A cachorra que antes era hostilizada na Praça da Juventude Fernando Pacheco voltou a ter pelos. Sara estava com sarna e, além disso, sofria com câncer na genitália. Chegava a ser arredia. Mas sob o cuidado de Nelsi Sá Nunes ela encontrou a cura. Virou carinhosa. O mesmo abrigo da akita tiveram cerca de 100 animais nos últimos cinco anos. Depois de fotografados, quase todos foram encaminhados para adoção.

"Quando eu era jovem meu pai não gostava de cachorros. Comecei a cuidar de cães e gatos por causa da minha filha. Ela trazia animais para casa. Aos poucos comecei então a ter um carinho especial", relata a moradora do bairro Mareli, em Içara. Junto com Sara, atualmente ela desprende atenção para cuidar de outros cães feridos.

"Tem muitos cães até de raça que são abandonados ou maltratados", afirma. Solidária à causa, Nelsi se uniu a outros voluntários para fundar o SOS Vira-Lata. A entidade recolhe, trata e encaminha animais para adoção em Criciúma. Mas a caridade aos bichinhos também se estende aos amiguinhos abandonados que encontra em Içara.

Para cada cão ou gato que abriga, Nelsi reserva um pouco de tempo e carinho. O que falta algumas vezes é recursos financeiros para dar suporte ao trabalho. A meta dela é realizar pelo menos duas castrações por mês. Também precisa de apoio de veterinários. "Alguns remédios eu compro. Mas também uso chás para ajudar nos tratamentos", pontua.

Esporadicamente chegam também doações. As contribuições chegam para ajudar em tratamentos específicos. Ou também ocorrem em pacotes de ração. São poucas as contribuições que chegam à moradia da Rua Marcelino Gomes. “Mas tudo isso já ajuda”, relata. “Os cães vieram ao mundo para serem os melhores amigos do homem. É triste ver que tanta gente os abandona”, finaliza.