logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Nicolas estreia com lançamento surpresa

Compartilhar:

Nicolas Luciano de Souza não titubeia sobre o que pretende fazer quando crescer. "Quero ser escritor", dispara. A surpresa do jovem é que ele já é oficialmente um. O garoto de 10 anos entrou para a galeria dos escritores içarenses sem nem mesmo ter consciência de que faria o lançamento de um livro nesta sexta-feira, dia 2. Muito menos sabia que teria sua imagem na capa da primeira obra publicada, nem que haveria um coquetel para comemorar o momento na Escola Municipal Lúcia De Luca junto com os colegas da quarta série.

A transformação dos super-heróis em um livro começou em um exemplar feito à mão. O restante da turma aprovou a obra. E de tanto pedirem emprestado, ele resolveu fazer uma cópia com capa de papelão para deixar na biblioteca. "Achamos fantásticos os quadrinhos. É um livro didático que conversa com o leitor, estimula a criação de novos personagens e histórias", resume a diretora Suzana Martinhago Cardoso. Com o apoio dos pais, a luta de oito super-heróis contra Thunos foi multiplicada então em 100 exemplares com oito páginas.

"A história conta a luta contra o vilão que deseja absorver os poderes dos super-heróis e destruir o planeta. Meu personagem preferido é o Homem-Estrela devido ao poder de controlar as estrelas. Mas se eu pudesse, queria voar", relata, sem revelar o desfecho da primeira obra, mas com ideias em ebulição para a continuidade. Os novos personagens já começaram a ser desenvolvidos. “O trabalho exige a definição de nomes, poderes e as equipes que farão parte”, lista sob a influência principalmente dos títulos da DC Comics e da Marvel.


Alunos fazem dedicatórias às famílias

A noite comemorativa no bairro Jardim Silvana foi especial para todos os 40 estudantes da quarta série no Encontro de Poetas na noite desta sexta-feira, dia 2. Os versos da garotada foram trabalhados em sala de aula e cada aluno teve que decorar o trabalho de pelo menos um colega. “Eles escreveram poemas sobre vários temas nas aulas de Língua Portuguesa e Religião ao longo deste ano. Fizemos este evento para receberam as obras também em forma de livro e realizarem dedicatórias às famílias”, explica a diretora Suzana Martinhago Cardoso.

“Foi interessante, pois tudo era novidade. Acredito que tenha conseguido melhorar a minha escrita e aprendido mais sobre os gêneros textuais”, declara a jovem poetisa Manuella Simiano da Silva. “Nunca tinha feito um livro”, acrescenta Monica da Silveira do Nascimento. “O projeto nos proporcionou o segundo presente da escola neste ano. O primeiro foi o resultado do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica com a melhor média do município”, comemora a diretora. “Nossa luta agora é para termos do sexto ao nono ano aqui no bairro”, pontua.

Confira mais imagens