logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Novo decreto abre possibilidade de retorno do transporte intermunicipal em regiões com situação gravíssima

Decisão do retorno de transporte coletivo será realizada de forma regionalizada pelo Governo do Estado

Compartilhar:

A suspensão do transporte intermunicipal de passageiros em regiões com potencial gravíssimo no enfrentamento da covid-19 será avaliada e definida por ato específico e conjunto da secretaria de Estado da Saúde e de Infraestrutura e Mobilidade a partir desta segunda-feira, dia 17. De forma automática, já ficam proibidas as reuniões públicas; cinemas; o acesso de público a competições esportivas; as aulas presenciais da rede pública e privada de ensino; a permanência de pessoas em espaços públicos de uso comum, como parques, praças e praias, exceto para prática de esportes individuais; além da autorização de funcionamento do serviço público apenas de forma remota, excetuados os serviços essenciais.

A portaria 592/2020 determina também fiscalização e encerramento de atividades de estabelecimentos que não estejam atendendo às normas sanitárias de prevenção à covid-19, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento entre as pessoas, prioridade à ventilação natural e disponibilização de álcool à 70% para higienização das mãos. Pela nova portaria, as regiões classificadas como Risco Potencial Gravíssimo devem atender a essas determinações imediatamente, pois o documento entra em vigor na data de sua publicação. Por sua vez, os municípios dessas regiões podem determinar ações mais restritivas.

Para fins de aplicabilidade, a divulgação da Avaliação de Risco Potencial Regional para Covid-19 ocorrerá em 19 de agosto de 2020, e as medidas estabelecidas pelo Governo do Estado serão implementadas após dois dias completos, ou seja, a partir de 22 de agosto de 2020. A implementação automática das medidas de enfrentamento ocorrerá a cada 14 dias contados da primeira implementação.