logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Lucas Lemos [Canal Içara]

Cotidiano | 19/11/2015 | 07:30

Novo medicamento poderá eliminar aids

Especial de Agência Lusa

Compartilhar:

Um medicamento utilizado para tratar o alcoolismo, associado a outras substâncias, poderá contribuir para combater o vírus da aids em soropositivos. O medicamento, denominado Dissulfiram (nome da marca), estimula o vírus latente no organismo infectado, destruindo assim as células, bem como o anfitrião, e sem efeitos secundários, dizem os autores.

Atualmente, a terapia antirretroviral pode controlar o vírus, mas não o elimina definitivamente. O vírus permanece no organismo de forma inativa. O reservatório onde o vírus permanece é um dos maiores obstáculos para o desenvolvimento de um tratamento que cure a doença definitivamente. Estimular o vírus latente é uma estratégia promissora.

“Temos de trabalhar para nos livrarmos das células infectadas”, acrescenta a diretora de pesquisa clínica nos serviços de doenças infecciosas do Hospital Alfred, em Melbourne, na Austrália, Julian Elliot. “O Dissulfiram não é tóxico, é seguro e poderá, muito provavelmente, ser o único que muda tudo”, afirma Sharon Lewin, do Instituto Doherty, em Melbourne.