logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Novo teste com trem ocorrerá em setembro

Compartilhar:

O projeto para o transporte ferroviário dos universitários de Içara para instituições de ensino no bairro Pinheirinho, em Criciúma, deverá ser colocado à prova nas primeiras semanas de setembro. A pendência agora é a conclusão da calçada e área de acesso à linha férrea sob responsabilidade da Secretaria de Obras de Criciúma.

"Falta entregar o paver para a conclusão de 30 metros da calçada. Depois que reiniciar, em até quatro dias o serviço será finalizado", garante o secretário municipal da pasta, André De Luca. Desde novembro do último ano a equipe trabalha na perfuração da terra, instalação das aduelas de concreto e alargamento da pista de rolamento.

Depois de finalizada, a obra será vistoriada pela Ferrovia Tereza Cristina. Se estiver dentro das normas de segurança, em 15 dias deverá ser realizada uma nova viagem-teste com os estudantes. Desta vez a experiência se estenderá por duas semanas. Serão transportados 200 alunos por viagem.

"Um empresário do segmento de transporte coletivo já se mostrou interessado na ideia, mas teremos que esperar pela avaliação para determinar o que será feito posteriormente", indica o diretor da ferrovia, Benoni Schmitz Filho. As viagens-testes serão custeadas pela FTC junto com o Museu Ferroviário de Tubarão.

O trem partirá da estação rodoviária de Içara às 18h20 e retornará às 22h. A expectativa é que a locomotiva leve 20min para a realização do trajeto. "Os ônibus irão até a rodoviária, dando a opção de pegar o trem ou continuar o caminho", completa o prefeito de Içara, Murialdo Canto Gastaldon.