logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Nutrientes escondidos sob o mar

Compartilhar:

No café da manhã, no almoço e também na janta. O marisco está presente na alimentação de diversas pessoas, principalmente daquelas que vivem próximas do mar. Este é o caso de Marlene Pedro Costa. A moradora do Rincão, junto da amiga Zuleide Santina Borges, que veraneia no balneário içarense, sempre que podem vão à praia em busca do molusco. No último fim de semana, elas também foram para beira-mar da Zona Sul. Mas, não estavam sozinhas. Centenas de pessoas também procuravam o marisco.

O trabalho de fazer buracos na areia e catar o marisco exige paciência. Marlene e Zuleide demoraram, no sábado, dia 27, cerca de três horas para encher uma sacola de supermercado. Segundo elas, o trabalho vale a pena. A carne, depois de fervida, pode ser utilizada para uma série de pratos. Tudo depende da criatividade da cozinheira(o).

Antes de ser utilizado em pizzas, ensopados, bolinhos e pastéis, os mariscos devem ser fervidos. É assim que o pequeno animal se desprende do casco (e consequêntemente morre). Depois, ainda é necessário lavar bem o futuro alimento, pois há pequenos grãos de areia junto da carne. Todo este procedimento leva cerca de 20min.


ALIMENTO É RICO EM NUTRIENTES

Apesar de estar no cardápio da família de Marlene e Zuleide, elas não sabem o quanto o marisco que consomem é saudável. A carne tem cobre e vitaminas do complexo B, que mantêm saudáveis os nervos, olhos, pele, cabelos, fígado, boca e o aparelho gastrointestinal. E, a carne contém menos gordura e calorias do que os peixes.

Segundo a Revista Meu Bebê, os nutrientes do pequeno molusco auxiliam no crescimento do feto e aumentam a quantidade de ômega 3 no organismo (tipo de ácido que evita o colesterol). Com isso, a absorção de nutrientes pela a futura criança se torna maior. Mas, é necessário cuidado, pois frutos-do-mar costumam causar reações alérgicas. Neste caso, a alimentação com moluscos deve ser interrompida ou ser realizada com menos frequência.


DICAS SOBRE A ESCOLHA E CONSERVAÇÃO DOS MARISCOS

- Escolha sempre moluscos de aspecto fresco e saudável. Evite aqueles que se apresentem abertos, secos ou com um odor desagradável.
- Se for congelar moluscos, cozinhe, retire a casca e congele depois, dentro de saco próprio ou numa embalagem plástica bem fechada. A carne ainda ficará conversada por três meses.
- Não os descongele antes de serem cozinhados. Leve-os diretamente à panela, pois assim poderá ser evitada a perda de nutrientes.
- Antes de cozinhar, lave bem o molusco e deixe de molho em água com sal durante duas horas, para que soltem toda a areia e impurezas.
- Nunca coma moluscos crus, caso contrário você corre o risco de se expor a contaminação de germes.