logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

“O autismo não pode ser um impedimento”, lembra jovem portador do espectro

Conscientização sobre o convívio com o espectro é um dos objetivos da Abaa de Içara

Compartilhar:

Mesmo com toda a informação disponível, ainda há pessoas que tem preconceito sobre o espectro autista. Às vezes, relacionam a uma doença, mas o autismo se difere disso, pois é uma condição e, com o devido cuidado e tratamento, pode despertar muito o potencial de cada portador a partir das suas peculiaridades.

Aos 15 anos, Eduardo Alzemiro Silva lembra que o primeiro contato com as barreiras da diferença começaram na escola, pois ele tem sensibilidade adicional com ruídos altos. "Eu acabo ficando nervoso, mas tem que ser muito barulho mesmo", indica. O desconforto, contudo, não reprimiu suas motivações para continuar aprendendo. "Se tem algum parente ou amigo autista, saiba que o autismo não pode ser um impedimento”, acrescenta.

O exemplo de Eduardo compõe uma nova campanha lançada pela Associação Beneficente de Apoio aos Autistas para despertar a conscientização sobre o espectro autista. A Abaa foi criada em Içara por pais, amigos e voluntários. Dentre as principais atividades desenvolvidas desde 2018 está a inclusão social; atendimento educacional especializado; além da oportunização a espaços de convivência por meio de ações recreativas, educacionais, culturais, esportivas e de lazer.