logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

O que é o Corpus Christi?

Compartilhar:

A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu no século XIII, na Bélgica. Na época, uma freira chamada Juliana de Mont Cornillon teve a visão de que Jesus pedia uma festa para celebrar o sacramento da Eucaristia. Por isso, foi organizada uma procissão na cidade onde morava, Liège. Com o tempo, o costume se espalhou pelo país. E no século XIV, a comemoração foi transformada num dever canônico pela igreja Católica.

No Brasil, o Corpus Christi foi implantado na cultura local pelos portugueses ainda na época da colonização. Já a tradição de fazer o tapete com folhas e flores vem dos imigrantes açorianos. O costume praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantido na Ilha dos Açores e nos lugares para onde migraram, como por exemplo o litoral catarinense.

Para determinar o dia da celebração do Corpo de Cristo – que é feriado no Brasil – a referência é a Páscoa. Isto porque a festa eucarística representa 64 dias depois da ressurreição de Cristo, sendo realizada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade.