logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

O troco: seja um exemplo

Compartilhar:

Numa tarde de sol peguei o ônibus, como de costume, o motorista disse o valor da passagem paguei e recebi o troco. Sentei fui guardar o troco notei ele tinha me dado R$ 5 a mais. Em seguida devolvi o troco ele me agradeceu.

Comecei a pensar no que esses R$ 5 representavam, se eu por ventura ficasse com eles talvez pagasse um lanche, ou qualquer outra coisa insignificante. E para o motorista talvez representasse o leite para os filhos, ou o café da tarde.

Afinal era pouco o valor material, mas o significado da honestidade era o mais valioso o qual aprendi desde muito cedo dos meus pais.

Quantas oportunidades de sermos honestos aparecem em nossas vidas, quem devolve cinco reais não devolve só dinheiro devolve também a dignidade, sabendo que seja muito ou pouco não me pertence.

Quantas vezes alguém por engano dá o troco a mais e quem recebe não devolve, achando que ganhou o dia. Pensando que esse dinheiro fará alguma diferença em sua vida, e o outro que foi lesado como fica? Trabalha o mês inteiro vai ter que pagar do seu salário o que pagou a mais para outra pessoa que não devolveu.

Muitos reclamam de corrupção, mas não devolvem o troco errado, furam a fila, fazem de tudo para obter vantagens. Se cada um pensasse no outro saberia que pode acontecer conosco, um dia pode ser cinco reais em outros cinco mil reais é só acrescentar alguns zeros na calculadora.

Tudo aquilo que fizermos de bom ou ruim pode voltar para nós. Nossas ações nos tornam pessoas honestas ou não. Se desejarmos um país livre de corrupção vamos começar por nós ensinando nossos filhos que devemos ser honesto aquilo que não é nosso seja pouco ou muito não nos pertence.