logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Opinião: Preocupação em 200 dias letivos??

Compartilhar:

Não sei por que a preocupação extrema da sociedade, dos pais, pelos 200 dias letivos de aula nas escolas estaduais. Como professor de Matemática estou preocupado é com o aprendizado dos alunos. Começa ano e termina ano, é sempre a mesma coisa.

Professores no conselho de classe questionando a média cinco: se o aluno tem média cinco tem que passar? Tudo pode até mesmo aquele aluno que não quis nada com os estudos durante os 200 dias letivos. No ultimo conselho, para alguns professores ele se torna coitadinho, tendo média cinco não roda. Mas faço uma analise: Como esse aluno chegou a cinco, foi com “provinha” em dupla ou com consulta?

Deixando claro que apenas prova não avalia o aluno e sim, o dia-dia em sala de aula. Então o aluno falta e não tem interesse e no fim do ano precisa ganhar no provão 5,9, mas ganha zero no provão e passa pelo conselho que é deliberativo. Mas, não consegui ficar tranqüilo, desde o conselho de classe.

Fico pensando nas aulas que irão começar no mês de fevereiro. O professor estressado, alguns alunos sem vontade de aprender, alguns pais que acham que professor é para educar seus filhos e o principal esta sendo, a cada ano, esquecido, o aprendizado. Vários professores acham que a prova não avalia o aluno, que tem que ser feito “trabalhinho, provinha e dupla, e prova com consulta”, porque o Governo Federal para avaliar o conhecimento, faz varias provas, e a prova no ENEM?

Por que as escolas estaduais estão sempre em últimos na classificação? Quero acreditar que esse ano, principalmente o professores possam analisar melhor cada aluno para quando chegar ao final de 2012 e não aconteça o que aconteceu em 2011. Ainda hoje, não consigo dormir direito, vendo reportagens na televisão de alunos reclamando que passaram “empurrados”, sem entender nada. Na minha pesquisa em 2011 com alunos que reprovaram eles não concordam que alunos passam sem entender, também não concordam com professor que acha que deve passar alunos que estão só brincando em sala de aula.

Quem roda é o aluno, e quem passa é o aluno. O professor é apenas o auxiliador. Professor que esta em uma sala de aula com seriedade, conhecimento do conteúdo, e sabendo repassar o conhecimento do conteúdo para o cotidiano do aluno, tem que saber diferenciar alunos que querem aprender com alunos que estão indo para o colégio apenas por obrigação.