logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Opinião: Uma segunda opção

Compartilhar:

Vemos empresas que trabalharam por anos a fio em determinado segmento se aventurarem em outros mercados ou outros tipos de investimentos. As respostas para isto podem parecer óbvias demais. Alguns creem que depositando “seus ovos” em vários cestos, aumentam suas chances de equilíbrio no mercado competitivo. Outros vislumbram oportunidades, antes mesmos que elas possam parecer óbvias demais para seres humanos comuns. E claro, existem outras inúmeras teorias que passam pelas cabeças mais empreendedoras deste planeta.

Esta escolha começa desde cedo. Escolhemos refrigerante ao invés de suco, filmes ao invés de livros, vídeo-games ao invés de esportes coletivos. A medida que crescemos, temos que escolher também os amigos, as músicas, um grande amor, um hobby, e talvez a mais importante de todas, uma profissão. No momento em que assumimos o papel de protagonistas da nossa rotina, não temos meio termo.

Temos que escolher e tomar decisões. Estas escolhas refletem muito das nossas experiências vividas. Dos erros incompreensíveis cometidos, até nossas incertezas acertadas. Quem costuma lidar mais frequente com isso, adquire certa habilidade e transforma isso como um grande diferencial de personalidade. E, as pessoas que tomam mais decisões, correm o risco de errar menos. Neste caso, a habilidade é transformada em experiência.

Mas por quê, em determinado momento escolhemos olhar para um futuro que até pouco tempo parecia intangível? Associar habilidades pessoais, aproveitar melhor os recursos humanos, ter no desafio uma grande oportunidade de realmente fazer o que gosta... Enfim, “a busca pela segunda opção”. Este processo de buscar o novo está tão presente em nós como nas antigas tribos que tinham que se deslocar para procurar novos abrigos e comida. Nem sempre se acerta nem sempre há lucro, e conhecemos mais as histórias de vencedores, pois, estes sobreviveram para contar.

Não esqueça do livro que um dia você pensou escrever. Ou daquela viagem que você sonhou quando ainda era criança, ou mesmo daquela profissão que ninguém imaginaria que você exerceria... e aquele grande business que sonha toda a noite. A grande verdade, é que esta incansável vontade de mudança está presente todos os dias, em todos nós, sejamos grandes empreendedores ou meros telespectadores da vida cotidiana. Eterna mudança a todos!