logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Pastoral da Criança completa 25 anos

Compartilhar:

Uma grande festa está sendo preparada em Vila Nova para este domingo, dia 24. A preparação é pelas Bodas de Prata da Pastoral da Criança. A comemoração inicia com missa ás 8h, presidida pelo bispo Dom Jacinto Flach, no salão comunitário do bairro, onde estarão presentes as 14 comunidades atendidas. Após a celebração haverá o corte do bolo, apresentação do projeto do livro que irá contar sobre a história da pastoral e, na sequência, almoço. No cardápio churrasco, saladas e maionese, no valor de R$15,00 por pessoa.

Em Içara, aproximadamente 700 famílias estão cadastradas na pastoral, destas atende cerca de 50 gestantes por mês com orientações e doando enxoval para as mães carentes. As voluntárias da pastoral pesam as crianças e as desnutridas recebem a multimistura. Trata-se de uma alimentação enriquecida numa mistura feita com farinhas e cereais, farelo de trigo e de arroz, pós de folhas verde-escuras, de sementes e de casca de ovo. Tudo isso ajuda a recuperar da desnutrição milhares de crianças e gestantes.

“Todas as histórias referentes a pastoral estão impressas num livro que será lançado até o final deste ano”, estima a coordenadora da Pastoral da Criança Anair Calegari. Segundo ela, a ideia inicial era que fosse lançado no dia da festa, mas o projeto ganhou uma proporção tão grande devido o volume de informações que não conseguiram finalizar a tempo. Para escrever e ajudar na organização foi convidado o secretário municipal de Saúde de Içara, Fernando Mazucchetti, sobrinho de dona Anair.

No total, são mais de 200 páginas com registros fotográficos, depoimentos de pessoas que fizeram e ainda fazem parte dos trabalhos da Pastoral da Criança, como médicos, enfermeiros, voluntários e pessoas da comunidade, além das famílias que se beneficiaram com os atendimentos. “Os leitores também irão encontrar receitas de remédios com ervas medicinais e de alimentos produzidos pela pastoral. As declarações são muito bonitas e enriquecem a obra. Tenho guardado recortes de jornais onde saíram matérias sobre a pastoral que também serão incluídos na obra”, destaca Anair.

A Pastoral da Criança é um organismo de ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), vinculada à Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. O objetivo é promover o desenvolvimento integral de crianças entre 0 e 6 anos de idade em seu ambiente familiar e em sua comunidade, contribuindo assim, para a redução da mortalidade infantil. O serviço foi fundado pela médica pediatra e sanitarista Zilda Arns que faleceu em 12 de janeiro de 2010, no terremoto que atingiu o Haiti.


Outros destaques da edição do Jornal Gazeta:

» POLITICA: Partidos pequenos começam a trabalhar para as eleições

» SAÚDE: Giiv promove jantar beneficente