logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Pedagogia da Unesc: pioneirismo e excelência na formação de professores

Curso se destaca pela qualidade de seu corpo docente, composto por professores qualificados e integrados ao mestrado em Educação

Compartilhar:

Desde 1970, o curso de Pedagogia da Unesc tem sido um ponto de referência na formação de professores na região. Sua presença no cenário educacional não apenas marca uma trajetória pioneira, mas também desempenha um papel importante no desenvolvimento regional.

Com um compromisso sólido com a excelência educacional e a formação integral de seus acadêmicos, o curso tem se destacado por sua abordagem inovadora, parcerias estratégicas e produção científica relevante.

Conforme a coordenadora, Andréa Rabelo Marcelino, o curso tem como principal objetivo formar profissionais da educação capazes de promover a cidadania plena em diversas realidades sociais e culturais.

“Desde sua criação, tem primado pela excelência na educação, buscando ampliar os saberes e desenvolver tanto a formação profissional quanto pessoal dos estudantes. Essa abordagem integral não se limita apenas à transmissão de conhecimentos, mas também engloba uma reflexão constante sobre os processos de ensino e aprendizagem, visando sempre à inovação pedagógica”, comentou Andréa.

Diferenciais

O curso se destaca pela qualidade de seu corpo docente, composto por professores qualificados e integrados ao mestrado em Educação. “Essa integração fortalece a reflexão sobre as práticas pedagógicas, garantindo uma formação atualizada e alinhada às demandas contemporâneas da educação. Além disso, o curso valoriza parcerias com as Secretarias Municipais de Educação e Gerências de Educação, promovendo uma articulação efetiva entre a educação básica e superior na região”, enfatiza a coordenadora.

A infraestrutura oferecida pelo curso é outro ponto de destaque, com laboratórios de Práticas Pedagógicas, Informática, Ciências, Matemática, Geografia, Brinquedoteca e Biblioteca, todos com acervos permanentemente atualizados.

Esses recursos proporcionam aos estudantes, segundo Andréa, um ambiente propício para o aprendizado prático e teórico, além de atividades de iniciação à pesquisa e extensão integradas ao ensino. “A disponibilidade de estágios não obrigatórios amplia ainda mais as oportunidades de aprendizado e inserção profissional dos estudantes”, acrescenta.

Produção científica e técnica

A produção científica e técnica do curso é amplamente reconhecida, com destaque para a Revista Saberes Pedagógicos. “Esta publicação, iniciativa do colegiado do curso, tem como objetivo registrar e disseminar o conhecimento produzido por professores e acadêmicos, abrangendo atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão. A revista prioriza trabalhos originais que contribuam de forma relevante e inovadora para o campo da educação, refletindo o compromisso do curso com a produção acadêmica de qualidade”, explica Andréa.

Diferenciais
-Acesso a estágios não-obrigatórios;
-Possibilidade de participação em programas com bolsas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e Residência Pedagógica (Pibid).
-Laboratórios de Práticas Pedagógicas, Informática e Brinquedoteca;
-Grupos de pesquisa e extensão vinculadas ao curso;
-Revista própria: Saberes Pedagógicos;
-Parcerias com as redes de ensino municipal, estadual e particular.

O que você vai aprender?

Matérias relacionadas aos processos educativos em diferentes espaços escolares e não escolares. Estudo dos processos pedagógicos de ciências, história, artes, matemática, língua portuguesa, geografia, educação física, alfabetização e letramento, nos segmentos de educação infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, educação de jovens, adultos e gestão escolar, bem como a formação de professores.

Mundo do Trabalho

O pedagogo atua na gestão escolar, educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental, na educação de jovens, adultos e nas disciplinas pedagógicas do Ensino Médio da rede municipal e estadual, bem como na escola particular.