logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Plano Diretor terá novo núcleo gestor

Compartilhar:

Uma rápida explanação de como será criado o Plano Diretor de Içara foi apresentada na manhã desta quinta-feira, dia 26, na Prefeitura de Içara. No encontro, estavam todos os secretários do município e algumas das pessoas já envolvidas com o processo na administração anterior. Uma delas é o arquiteto Ricardo Lino. Além disso, compareceram o prefeito Gentil Da Luz e o vice Zé Zanolli. Tudo para que os trabalhos sejam finalizados o mais rápido possível. O planejamento de Içara para os próximos 10 anos deverá estar pronto até o final do ano.

Conteúdo relacionado:
Especiais » Acompanhe a elaboração do Plano Diretor


Conforme a responsável pelo Plano Diretor de Içara dentro do Consórcio Hardt/Engemin, Yona Bresciani, atualmente o projeto está na etapa de diagnóstico. Isto significa que os problemas e as carências do município ainda estão sendo levantados. Mas, para ter continuação, será necessário montar um novo núcleo da atual administração. E para evitar mais atrasos, a data limite das indicações é no próximo dia 1º.

Em relação ao documento, o próximo passo é a consulta pública. Neste aspecto, ainda não foram definidas as regiões atendidas. De início, estavam programadas quatro reuniões. Já a sugestão do ex-superintendente da Fundai, Ricardo Lino, era de que 10 encontros fossem realizados para adiscussão da comunidade. Na visão do procurador do município, Walterney Réus, esta seria a melhor forma de conhecer as necessidades da população. Somente com estas análises, a documentação já atingirá cerca de 400 páginas.

No diagnóstico, cinco aspectos serão levantados. O grupo de pesquisa levantará informações sobre o uso do solo, meio-ambiente, condições econômicas, serviços, habitação e até mesmo em relação à arrecadação de tributos em Içara. No auxílio, estarão profissionais de 12 especialidades da empresa contratada. "Peço empenho de toda a equipe, dos técnicos e secretários", ressaltou Gentil na discussão sobre o Plano Diretor.


fonte: Câmara Municipal de Içara



PARTICIPAÇÃO DO LEGISLATIVO É FUNDAMENTAL

Para Yona, a participação dos vereadores em toda a discussão do projeto é de extrema necessidade. Isto porque o documento formulado pela comunidade, prefeitura e o corpo técnico terá que passar pela aprovação da Câmara Municipal. Além do Plano Diretor, os trabalhos também atingem as leis de Perímetro Urbano, Ocupação do Solo, Parcelamento do Solo, Sistema Viário, Código de Obras e Posturas, e Legislação Tributária.