Cotidiano | 28/09/2010 | 10:32
Poemas, crônicas e novas regras ortográficas
Clarissa Crispim (Jornal gazeta) - jornalismo@gazetasc.com
Compartilhar:
Inserir o novo acordo ortográfico por meio de crônicas e poesias, buscando um conhecimento maior aos amantes da escrita. Esta foi à proposta das escritoras, Maria de Fátima Silveira Pavei e Elza de Mello Fernandes, que estão em fase final de edição do livro “Eco de duas vozes-verso e prosa”. A obra será lançada dia 9 de outubro, às 20h, durante a posse dos novos membros da Academia Içarense de Letras e Artes (Aila), da qual fazem parte. Num segundo momento, irão apresentar a obra também no dia 16 de outubro, às 10h, na Fátima Bookstore, em Criciúma.
Mestras em Ciências da Linguagem, elas contam que a ideia surgiu em abril deste ano, durante a participação do 13º Colóquio da Lusofonia e 5º Encontro Açoriano de Lusofonia, em Florianópolis. “As informações colhidas durante o evento nos fez amadurecer o projeto e resolvemos colocá-lo em prática. É uma forma de contribuir com a Língua Portuguesa e valorizar a escrita e a leitura”, acreditam as escritoras.
Produzido pela Editora Insular, a obra possui 136 páginas, onde estão dispostas 36 poesias escritas por Elza e 43 crônicas de Maria de Fátima, e com as regras exemplificadas no contexto de cada texto. De sobra, consta um guia ortográfico. “É um livro pedagógico, destinado principalmente aos estudantes e vestibulandos”, comenta Maria de Fátima. Satisfeita, Elza conta que nem lançou o livro, mas já colhe frutos. Um de seus poemas – “Floripa Açoriana”, fez parte do seriado “Às nove pérolas do Atlântico”, exibido pela Rede Record. O próximo passo segundo elas, será voltado a um projeto destinado a literatura infantil.
.png)
.png)

.jpg)










.png)







.png)




















