Canal Içara

Canal Içara

16 de junho de 2019 - 11:40
Cotidiano »
Posto Central atende com programa Telemedicina
17/03/2007 às 12:17 | icara.sc.gov.br
Pacientes cardíacos do município, em breve, podem usufruir do serviço de Telemedicina oferecido pelo Posto de Saúde Central de Içara. Os exames de eletrocardiograma que antes eram feitos manualmente e demoravam cerca de vinte dias para que o médico tivesse em mãos o resultado, foi totalmente informatizado e agora o paciente não espera mais de 72 horas para saber como está o coração.

De acordo com a enfermeira chefe do posto Kênia Ortolan, antes o aparelho liberava uma fita com resultado do exame, era lido pelo médico que efetuava o laudo do exame, mas somente após vinte dias. Com a tecnologia, tudo mudou. Os médicos que avaliam os exames ficam concentrados em uma sala na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por terem sido os idealizadores do projeto.

Segundo ela, agora os eletrodos são colocados no paciente e várias imagens aparecem no computador. A melhor delas é escolhida e enviada por e-mail para a Central. Com isso, Kênia afirma que a demanda de atendimento pode ser dobrada. Pelo tempo, 12 pessoas eram atendidas por dia. Com a Telemedicina o número pode chegar a 25 por dia. “Ainda não estamos fazendo todos os dias, mas somente aprendendo a praticar para melhor executar o serviço. A agenda atual só tem vaga para 14 de abril e 156 pessoas se encontram na fila de espera”, explica a enfermeira.

O atendimento é das 10 ao meio dia e dura em média 15 minutos. Com a tecnologia o tempo passa a ser de apenas cinco minutos. Outra vantagem, de acordo com a enfermeira é que o exame de eletrocardiograma é válido por um ano. “Caso o paciente necessite de outro exame após alguns meses, não precisa fazer de novo porque todos ficarão salvos no sistema. Basta apenas pegar uma segunda via”, explica.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas