logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Postos de lavação são fiscalizados e orientados pela Fundai

Compartilhar:

Por trabalharem com veículos que utilizam óleos, lubrificantes, e com produtos químicos utilizados na água, funcionários e proprietários de postos de lavação estão sendo orientados sobre o destino que o líquido deve ter depois de feita a lavação dos automóveis. Conforme o diretor da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Ricardo Lino, “estes estabelecimentos precisam ter sistema de tratamento de efluentes adequado para se manterem dentro da legislação municipal”.

A operação é baseada na lei municipal 1.807/02, no qual é determinada a necessidade de coibir qualquer forma de agressão ao meio ambiente. De inicio, os postos serão somente orientados e um prazo será estipulado para que a empresa se adapte a lei.

Ao todo, existem na cidade, cerca de 13 postos de lavação. Conforme denúncias feitas ao órgão de defesa do meio ambiente do município, a maioria não possui o sistema para tratamento da água adequado.

De acordo com um dos proprietários de posto de lavação da cidade, Luiz Fernandes, “foram dados 30 dias para a colocação de filtros no sistema de tratamento da água.”. Segundo ele, a instalação deverá custar cerca R$ 1 mil.