logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Prefeitura derruba casa em Barra Velha

Compartilhar:

Uma casa que há mais de 40 anos fazia parte do cenário de Barra Velha, no Rincão, deixou de existir. É que a Prefeitura Municipal determinou a demolição do imóvel. Contudo, sem avisar o proprietário.

O subprefeito Jairo Custódio comenta que a residência estava abandonada e apresentava riscos à comunidade, servindo como ponto de drogas. “Executamos o serviço a pedido dos moradores”, reforça. Porém, de acordo com o atual proprietário da residência, integrante da Pastoral da Saúde, Osvaldo Pucker, a reforma no imóvel não era permitida pela própria Administração.

“Tentei arrumar o telhado, mas os fiscais da Prefeitura proibiram que eu realizasse a obra. Eles também não deixaram que eu plantasse minhas ervas medicinais”, comenta o agente. Desta forma, Osvaldo acabou impossibilitado de preservar a casa. “Em nenhum momento desacatei a ordem”, destaca.

“Nós temos escritura e posse da área”, ressalta Jairo Custódio sobre o motivo da não notificação do desmanche. “A residência também estava abandona”, argumenta. A casa do agente ficava localizada atrás do novo posto de saúde da praia. Na mesma quadra, outras residências e uma escola ocupam o terreno.

Entre as moradias, está a da senhora Baldina, que já teve parte do terreno ocupado para a construção da unidade de saúde. Alguns moradores ainda relatam que no dia em que derrubaram a casa de Osvaldo, foi comunicado que a casa dela seria a próxima a ser destruída. Porém, conforme Jairo, no momento, a moradia será mantida. "Vamos pedir para que ela realize a limpeza da área que está pegando a rua", fala sem descartar a possibilidade de ter que retirar o outro imóvel.

MINISTÉRIO PÚBLICO - Na última quinta-feira, dia 17, quatro dias após a casa ter sido demolida, o agente da Pastoral da Saúde, Osvaldo Pucker, abriu um procedimento no Ministério Público de Içara. Conforme o assistente da Promotoria, Fernando Pavei, "todas as informações e documentações foram recolhidas. Agora o promotor é que irá decidir", destaca.

PROJETO PARA TERRENO - A casa de Osvaldo Pucker foi destruída. Mas de acordo com o subprefeito Jairo Custódio, até o momento não existe uma proposta para a ocupação do local. "Depois da emancipação a área poderá se transformar em uma praça ou até mesmo servir para ampliar a escola", vislumbra ele para depois das eleições. O agente ainda explica que o imóvel foi adquirido há mais de um ano. Antes ela pertencia ao padre Ângelo Galato. “Na época questionei a Administração se eles iriam usar o terreno, mas eles afirmaram que não, por isso decidi comprar”, justifica.

IRREGULARIDADE NO JOIL II - A casa do agente da Pastoral da Saúde, Osvaldo Pucker, encontrava-se no loteamento Joil II. Na localidade, de acordo com o morador, ninguém possui a escritura e posse do terreno. Em abril do ano passado, autoridades estiveram reunidas em Barra Velha para a assinatura da ordem de serviço para a construção do Posto de Saúde. Durante o encontro, os moradores questionaram o prefeito de Içara, Gentil Da Luz, a respeito da regularização do loteamento.

Porém, até o momento, quase nada foi feito. Pelo menos é o que afirma o presidente da Associação de Moradores da localidade, Antônio Sebastião. "Há alguns dias procurei o subprefeito e ele prometeu que o assunto voltará a ser discutido depois do Carnaval", destaca. Mas, Custódio garante que o processo já foi iniciado. "É um procedimento antigo e demorado. Mas estamos trabalhando para regularizar a situação", expõe.

O subprefeito ainda revela que é possível que duas quadras estejam habitadas em área da prefeitura. Porém até o momento nenhum estudo foi realizado para saber como ficará a situação das famílias. "A princípio elas continuam ali. Ainda não temos nada definido", pontua. Estima-se que mais de 300 famílias vivam irregulares na localidade.


Na edição 60 do Jornal A Cidade você também confere:

Jornal A Cidade

» MEIO AMBIENTE: Mortandade de peixes na Lagoa do Jacaré é avaliada

» ECONOMIA: Site de compra coletiva promete virar mania em Içara