logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Produtores culturais são homenageados

Compartilhar:

As tradições dos colonizadores de Içara ganharam um novo impulso com o projeto Etnia nas Escolas da Secretaria Municipal de Educação. Precedina Cabreira é responsável por isso. Desde 2012 a pedagoga pós-graduada em Práticas Interdisciplinares semeia o amor pela cultura ao repassar cantigas e coreografias para os jovens da cidade. Ela já fez parte do Grupo Folclórico Orgel Bialy de Criciúma e, por duas vezes, esteve na Polônia para capacitação.
 
“Me sinto reconhecida através deste prêmio e confiante pelos resultados. Neste troféu tem um pouco do Poder Público, pais, alunos e todos os envolvidos no projeto”, coloca Precedina, uma das amigas da cultura de 2016, atualmente, responsável por sete grupos étnicos nas escolas. Além do troféu Jeri destinado a dança, outras 11 premiações foram entregues no auditório São Donato nesta sexta-feira, dia 5.

Neste ano, o Troféu Cassimiro Tibincoski (literatura) foi para Maria Mogorim. Júnior Goulart da Rosa recebeu o Troféu Pedro Cechet (artista), Reinaldo Hoepers conquistou o Troféu Arlindo Junkes (música), Caio Rocha foi homenageado com o Troféu em cena (teatro/circo), Elza de Mello Fernandes com o Troféu Colmeia (pesquisa), Daniel Loch com o Troféu KM 47 (gestor municipal) e Tereza Feltrin com o Troféu Conselho Municipal de Políticas Culturais de Içara.
 
O Espaço de Arte e Cultura Colher de Chá também foi premiado, neste caso, com o Troféu Içaroba (empresarial). A Associação Polonesa Polske Sila foi eleita nesta edição com o Troféu Ercilio Tomaz Berto (folclórico/étnico). A Escola Municipal de Ensino Fundamental São Rafael obteve o Troféu Elza Tezza (ensino) enquanto o Jornal Gazeta recebeu o Troféu Aliatar Araújo Martins (comunicação).
 
“Esta é uma forma de incentivarmos ainda mais pessoas para que estejam aqui em 2017”, indica o presidente da FCI, Daniel Loch. “Foi muito difícil escolher entre tantos indicados”, afirma a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Lilian Rosane Philippi. “A formação de cidades-irmãs, criação de rotas turísticas e o desenvolvimento da cultura em nossa cidade está formando a nossa identidade”, pontua, por vez, o prefeito Murialdo Canto Gastaldon.

Confira mais imagens