logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Programa DST/HIV/Aids faz campanha no carnaval

Compartilhar:

Desde segunda-feira, dia 12, profissionais do Programa DST/HIV/Aids de Içara, da Secretaria de Saúde e do Grupo Içara de Incentivo a Vida (Giiv) estão distribuindo material informativo e preservativos como parte da campanha de carnaval contra as doenças sexualmente transmissíveis.

De acordo com a coordenadora e psicóloga do programa DST/HIV/Aids, Chelbia Pavei, os órgãos ligados à área da saúde em Içara intensificaram a campanha deste ano, que tem o tema “Antes que o clima esquente, seja inteligente. Use sempre camisinha”. Serão distribuídos no município 100 mil preservativos.

Até sexta-feira, dia 16, os trabalhos se concentrarão nas manhãs e tardes em pontos estratégicos do município, como Praça da Matriz São Donato, Rodoviária e Balneário Rincão. Na sexta-feira e nas cinco noites de carnaval, a campanha passa a ser feita à noite, em frente a bares, boates e no carnaval de rua do Balneário Rincão. Haverá equipes fixas (Casa do Rock e Rincão) e móveis.

“Teremos cerca de 50 profissionais da área da Saúde fazendo o trabalho de conscientização e entrega de material. Preservativo hoje é saúde, pois evita doenças, além disso, pode evitar uma gravidez indesejável”, informa Chelbia.

Alguns mercados de Içara estão contribuindo com o programa DST/HIV/Aids e estão disponibilizando espaço no som interno dos estabelecimentos e carro de som para o jingle da campanha.

Hoje, o município tem 170 pacientes inscritos no programa DST HIV/AIDS. Destes, 57 são portadores do vírus, 31 mulheres e 26 homens que ainda não desenvolveram a doença. O número de doentes que já fazem o tratamento com coquetéis é de 107. Sendo eles 60 homens e 47 mulheres. Há seis crianças no programa.

Içara tem índice zero de contágio vertical de HIV, ou seja, não existem casos de transmissão do vírus da mãe para o bebê.

Segundo o secretário de Saúde Eros Alfredo Jahn, as atividades do programa DST HIV/Aids de Içara são referência em Santa Catarina. “Isto estimula ainda mais nossos profissionais a se dedicar e fazer um trabalho exemplar em Içara”, comentou.

No programa, hoje, estão uma coordenadora e psicóloga, uma enfermeira, dois auxiliares de enfermagem, um farmacêutico, um médico infectologista, um médico pneumologista, um advogado e três estagiários (farmácia, psicologia e nutrição).

Interessados em fazer o teste e tirar a dúvida podem procurar o programa na Rua Coronel Marcos Rovaris, 77, próximo à Secretaria de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7 às 12 horas e das 13 às 16 horas. Não é necessário estar em jejum. O hospital São Donato também presta este serviço para a comunidade Içarense toda segunda-feira, a partir das 19 horas.