logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

PV lidera prévia do déficit habitacional

Compartilhar:

Entre as comunidades içarenses, a do Presidente Vargas é a que tem a maior carência por habitação. Somente neste bairro, mais de 280 famílias aguardam a chance de ter uma casa. Em segundo lugar no ranking, está a Vila Nova, com 201 famílias sem moradia própria. Já em todo o município, quase 2,7 mil residências precisam ser construídas para eliminar o déficit.

Acesse:
» Elaborado novo estudo habitacional
» Içara fora do "Minha casa, minha vida"
» Primeira Audiência foi em 2008

As estatísticas sobre o problema habitacional em Içara fazem parte de um estudo prévio apresentado na noite desta terça-feira, dia 6, numa Audiência Pública realizada na Cooperaliança. O encontro tinha como objetivo explicar a segunda etapa da elaboração do Plano Nacional de Habitação por Interesse Social. E acabou somando entidades com interesses em comum, o de resolver o problema causado pela falta de moradias. “Hoje foi dado a todos os atores sociais este reconhecimento”, destacou um dos envolvidos no grupo de trabalho, o psicólogo da Prefeitura Municipal, Claiton Ehlers.

Conforme o presidente da Colônia de Pescadores Z-33, João Piccolo, um dos impasses que há em Içara é os terrenos irregulares. No Balneário Rincão, por exemplo, há construções em áreas que pelo mapa oficial, estão dentro das lagoas. O fato foi verificado após a colônia tentar utilizar programas federais.

Na próxima etapa, serão apresentados os programas sociais cabíveis para o município. A maioria deles depende da elaboração do Plano Habitacional para poderem ser liberados. Um dos mais aguardados é o “Minha casa, Minha vida”. Porém, a Caixa Econômica Federal ainda aguarda a normatização do projeto federal. De acordo com o representante do banco estatal enviado para a Audiência em Içara, o arquiteto Luiz Fernando Pinheiro, as diretrizes do projeto devem ser liberadas ainda nesta semana.