Canal Içara

Canal Içara

18 de setembro de 2019 - 13:29
Cotidiano »
Quem está no comando, você ou seu ego?
25/07/2019 às 10:37 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Palavras e pensamentos. Será que precisamos ser aprisionados por eles? Palavras nos apresentam a realidade, mas reduzem a realidade até a compreensão da mente humana. Será que as combinações de letras são suficientes para explicar quem somos nós? Ou, nossos propósitos em essência? Palavras definem o Eu ilusório, o ego. Então, os pensamentos são criados pela mente ilusória, criação deste personagem que está encarnado neste momento.

“O ego é uma tentativa errada de perceber a você mesmo, como você gostaria de ser em vez de ser quem és. No entanto, só podes conhecer a ti mesmo como és, pois essa é a única certeza que podes ter. Todo o resto é discutível. (Um curso em milagres)”.
Você já conversou com você mesmo? Quem conversa? Já percebeu que existem dois de você ao mesmo tempo, ocupando o mesmo corpo físico? Um ser que pensa com a mente e um ser consciente que pensa com o coração. Confuso? Como perceber o que vem do coração? Por exemplo, quando pensamos em elogiar alguém, este elogio pode vir da mente: vou dizer para ela ou ele como está linda, assim você está raciocinando, ou pode falar naturalmente do coração e você sem pensar diz: uau que linda você está!

Podemos perceber mais o sentir à medida que vivemos no presente, pois nossa mente resiste em viver no presente. A mente resiste ao aqui e agora para permanecer no controle, no comando. Falso controle que gera sofrimento quando a expectativa não se cumpre. Enquanto nosso ego se identifica apenas com as aparências externas, ele precisara de alimento e proteção, e não vai se saciar com nada. Percebe? Nada do que você possui é você, ou representa você na essência.

Os rótulos e posses criados a partir das palavras não fazem parte de você. Acredite ou não. As necessidades do ego são intermináveis, ele é carente e tem medo, buscando formas de permanecer no comando, fortalecendo a ilusão de si mesmo. Pare tudo o que estiver fazendo agora e perceba o que está passando pela sua mente, qual pensamento insistente lhe perturba? Quem percebe? Este que observa que percebe é você! Sua consciência. Somos observadores de nós. Seus pensamentos te deixam leves ou pesados? Você sabia que pode escolher qual pensamento você vai manter?

Qual pensamento um ser infinito escolheria?
Erica Possamai é Psicoterapeuta holística e facilitadora de consciência para o despertar do Ser. Atende na Cabana terapias Integrativas de Içara com terapias que tratam as causas emocionais dos problemas físicos e mentais.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas