logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Quem está no comando, você ou seu ego?

Compartilhar:

Palavras e pensamentos. Será que precisamos ser aprisionados por eles? Palavras nos apresentam a realidade, mas reduzem a realidade até a compreensão da mente humana. Será que as combinações de letras são suficientes para explicar quem somos nós? Ou, nossos propósitos em essência? Palavras definem o Eu ilusório, o ego. Então, os pensamentos são criados pela mente ilusória, criação deste personagem que está encarnado neste momento.

“O ego é uma tentativa errada de perceber a você mesmo, como você gostaria de ser em vez de ser quem és. No entanto, só podes conhecer a ti mesmo como és, pois essa é a única certeza que podes ter. Todo o resto é discutível. (Um curso em milagres)”.
Você já conversou com você mesmo? Quem conversa? Já percebeu que existem dois de você ao mesmo tempo, ocupando o mesmo corpo físico? Um ser que pensa com a mente e um ser consciente que pensa com o coração. Confuso? Como perceber o que vem do coração? Por exemplo, quando pensamos em elogiar alguém, este elogio pode vir da mente: vou dizer para ela ou ele como está linda, assim você está raciocinando, ou pode falar naturalmente do coração e você sem pensar diz: uau que linda você está!

Podemos perceber mais o sentir à medida que vivemos no presente, pois nossa mente resiste em viver no presente. A mente resiste ao aqui e agora para permanecer no controle, no comando. Falso controle que gera sofrimento quando a expectativa não se cumpre. Enquanto nosso ego se identifica apenas com as aparências externas, ele precisara de alimento e proteção, e não vai se saciar com nada. Percebe? Nada do que você possui é você, ou representa você na essência.

Os rótulos e posses criados a partir das palavras não fazem parte de você. Acredite ou não. As necessidades do ego são intermináveis, ele é carente e tem medo, buscando formas de permanecer no comando, fortalecendo a ilusão de si mesmo. Pare tudo o que estiver fazendo agora e perceba o que está passando pela sua mente, qual pensamento insistente lhe perturba? Quem percebe? Este que observa que percebe é você! Sua consciência. Somos observadores de nós. Seus pensamentos te deixam leves ou pesados? Você sabia que pode escolher qual pensamento você vai manter?

Qual pensamento um ser infinito escolheria?