Canal Içara

Canal Içara

17 de novembro de 2019 - 00:51
Cotidiano » Enquetes
Refrigerantes são consumidos por 88%
07/11/2016 às 14:22 | Lucas Lemos - lucas.lemos@canalicara.com
Pelo menos 88% dos internautas do Canal Içara consomem refrigerantes. A maior parte (42%) bebe com frequência semanal. Outros 8% utilizam doses diárias e 38% raramente. Apenas 12% apontaram a exclusão completa deste tipo de bebida. Os dados refletem a enquete realizada pelo portal com o envolvimento de 50 leitores entre os dias 31 de outubro e 7 de novembro.

Conforme o Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes divulgado pelo Ministério da Saúde, a dieta atual dos adolescentes é caracterizada pelo consumo de alimentos tradicionais, como arroz (82%) e feijão (68%). Todavia, inclui também a ingestão elevada de bebidas açucaradas (56%) e alimentos ultraprocessados como refrigerantes (45%) e salgados (21,8%).

O refrigerante ocupa o sexto lugar na lista dos 20 alimentos mais consumidos por adolescentes brasileiros. Esse padrão de alimentação justifica a falta de cálcio, vitaminas A e E e também ao consumo excessivo de ácidos graxos saturados, açúcar livre e sódio. Mais de 80% dos adolescentes consomem sódio acima dos limites máximos recomendados (5 gramas por dia).

A pesquisa revela que 17,1% dos adolescentes de 12 anos a 17 anos estão com sobrepeso, enquanto 8,4% foram avaliados como obesos. Os meninos aparecem em maior porcentagem – 10,8% contra 7,6% entre as meninas. Ainda de acordo com o estudo, 56,6% dos adolescentes brasileiros fazem refeições sempre ou quase sempre em frente à televisão.
Envie também o seu artigo para opiniao@canalicara.com. Para ter o texto publicado é necessário se identificar. A postagem não significa que o portal concorde com a opinião.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas