logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Relatório ainda aponta local impróprio para banho

Compartilhar:

Mesmo com a limpeza da Lagoa do Jacaré, o arroio ainda continua poluído no Balneário Rincão. De oito locais analisados, a saída da água da lagoa no mar é o único que se apresentou impróprio para banho. Os dados são do Relatório da Fundação do Meio Ambiente (Fatma), divulgados no dia 6 de setembro.

Conforme o chefe de estudos ambientais da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), Peterson Alexandre Bolsoni, existem inúmeros fatores que prejudicam a eliminação deste ponto impróprio nos relatórios da Fatma. Um deles é que as casas que se encontram em próximas ao arroio, em 100m, interferem na água que circula no riacho. Algumas destas residências não possuem tratamento de esgoto, e joga este material diretamente no solo. Em um balneário, o solo é composto basicamente por areia, que é permeável e passa rapidamente a água. O esgoto então, atinge facilmente o lençol freático e deságua no arroio. Para que o problema seja eliminado, seria necessária a adequação de todas estas casas, já que não há mais esgotos ligados diretamente ao rio. “Podem ainda ter sobrado resquícios da Lagoa do Jacaré, que estava muito poluída”, completa Bolsoni.

Em dezembro, a Vigilância Sanitária, a Fundai e a sub-prefeitura do Balneário Rincão deverão realizar mais uma operação no arroio para verificar se nenhuma ligação clandestina foi realizada.

Os locais analisados em Içara são a Lagoa do Faxinal, Lagoa dos Esteves, Lagoa dos Freitas, e outros cinco locais da Praia do Rincão (em frente ao salva-vidas 01, 02, 03, no arroio e próximo à plataforma norte). Em todo o estado o relatório aponta 39 locais impróprios, em 24 municípios.