logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Relógios devem ser adiantados em uma hora

Compartilhar:

O horário irá mudar em 11 estados, e no Distrito Federal. A partir da meia-noite de domingo (dia 13 para o dia 14), os relógios das regiões sul, sudeste e centro-oeste serão adiantados em 1h. Por este motivo, o domingo iniciará com uma hora a menos, tendo o dia inteiro somente 23h.

A mudança dos horários acontece devido à demanda do consumo de energia elétrica no Brasil. No verão, a eletricidade é mais utilizada do que na baixa temporada. Nas estações de calor, equipamentos de alto consumo de energia são ligados mais vezes. Um destes é o ar-condicionado. Outro aspecto que também amplia o consumo de energia em todo o país, é a produção para o Natal. Nos meses de outubro e novembro, são produzidos a maioria dos produtos que serão vendidos no final de ano. Com isto, mais máquinas são utilizadas, e como conseqüência, mais energia é utilizada. Em Içara, a diferença de consumo, entre janeiro e agosto de 2007, é de 18%. No inicio do ano, a Cooperaliança registrou o consumo geral de 12,243 milhões de kWh. Em agosto, o consumo em todo o município foi de 10,037 milhões de kWh. A diferença de consumo entre o inverno e o verão, 2,206 milhões de kWh. Isto significa que a diferença entre os dois meses, é o suficiente para abastecer mais de 70 mil residências.

Em todo o Brasil, a expectativa é que sejam economizados cerca de 2 mil MW. Isto significa uma redução de 5% no consumo de energia, tendo como base para o cálculo, uma perspectiva de utilização da energia, caso o horário não fosse alterado. Conforme o Secretário de Energia do ministério de Minas e Energia, Ronaldo Schuck, a economia é equivalente ao que três turbinas de Itaipu produzem.

Com a mudança do horário, surgem divergências. Para uns, o horário é bom, pois possibilita para quem trabalha em horário comercial (8h30min às 12h / 13h30min às 16h), aproveitar a praia após o serviço. A comprovação disto está na transferência de parte da população criciumense para o Balneário Rincão. O horário de pico no tráfego nas rodovias que fazem a ligação entre os municípios, acontece antes e depois do horário comercial. O ponto negativo atinge os trabalhadores que precisam sair de casa antes das 6h30min. Estes não encontraram mais o sol ao acordarem. Por isso, terão de lidar com áreas mal iluminadas e com a escuridão. Também enfrentarão problemas, as emissoras de televisão. Conforme a legislação brasileira, os programas devem receber recomendações por faixa etária, de acordo com o horário em que é exibido. Assim, o que uma emissora de televisão exibir no Rio de Janeiro, à 1h, será exibido no Amazonas, instantaneamente, porém com relógios marcando 22h. A diferença dos relógios, na baixa temporada é de 2h.

O horário de verão foi implantado no Brasil, em 1985. Nesta ano, participam do horário diferenciado, os mesmos estados que aceitaram mudar a hora em 2005 e 2006. São eles: Santa Catarina, Rio Grande de Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Estes dois últimos estados passam a ter o mesmo horário que a região nordeste. Isto porque, a diferença de horários entre as duas regiões é de 1h.

Os relógios voltam a ser alterados em 16 de fevereiro de 2008, quando o horário de verão acabará.