logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Relógios devem ser atrasados em uma hora neste domingo

Compartilhar:

O horário de verão válido desde 4 de novembro de 2018 termina à 0h deste domingo, dia 17. Com isso, os relógios terão que ser atrasados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. Ao todo, a mudança atinge moradores de 10 estados e o Distrito Federal.

O horário de verão foi criado no país com o intuito de economizar energia a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano. No ano passado, contudo, estudos da Secretaria de Energia Elétrica em parceria com o Operador Nacional do Sistema Elétrico apontaram que os resultados alcançados foram próximos à neutralidade devido a mudanças nos hábitos de consumo com a popularização, por exemplo, dos climatizadores.

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas alerta aos passageiros para que fiquem atentos aos horários. Vale o que está escrito no bilhete, pois eles são emitidos. Segundo a entidade, a informação da partida se refere ao horário na cidade de origem e a da chegada ao horário da cidade de destino. Já as operadoras de telefonia alteram automaticamente os relógios dos aparelhos, mas o usuário deve ficar atento se a alteração foi de fato realizada.