Canal Içara

Canal Içara

05 de abril de 2020 - 00:06
Cotidiano »
Samae troca tubulação para evitar desperdício
31/05/2007 às 23:55 | icara.sc.gov.br
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae) de Içara está substituindo grande parte da tubulação de distribuição que corta o município. Segundo o diretor do Samae, César Dagostim, a tubulação está instalada há 30 anos. “Os tubos estão uma peneira”. O desperdício de água chega a 20% do que é distribuído.

O reconhecimento dos pontos de vazamentos está sendo feito através de um aparelho chamado geofone eletrônico, adquirido recentemente pelo Samae ao preço de R$ 8 mil. Este aparelho é bastante sensível e, por isso, a verificação da tubulação é feita na madrugada.

“Depois de verificado o vazamento, abrimos o local e trocamos a tubulação. Dependendo do movimento da rua, a substituição pode ser feita à noite, madrugada ou final de semana”, revela o diretor da Samae. O órgão tem reservado para estas trocas de canos cerca de R$ 400 mil.

Nesta quinta-feira, os trabalhos de substituição de canos estão sendo realizados na rua Marcos Rovaris, centro de Içara. São 40 metros de tubulação que está deteriorada e comprometendo a distribuição de água tratada.

“Acreditamos que o trabalho será grande. Vamos ter que verificar a tubulação de pelo menos metade do município”, avalia Dagostim. Os trabalhos, que começaram há uma semana, não têm prazo pra terminar.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias