logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Sem cronograma do Estado, sinal de alerta retorna ao Hospital São Donato de Içara

Compartilhar:

O Estado não cumpriu com o compromisso que assumiu com o Sul de Santa Catarina. Um cronograma de pagamento retroativo a janeiro de R$ 150 mil mensais deveria ser apresentado ainda esta semana para a manutenção da Maternidade. Contudo, até o final da tarde desta sexta-feira nenhum repasse havia sido agendado. "Ontem comunicaram que iriam pagar duas parcelas e que hoje entrariam em contato para encaminhar, mas isso não se confirmou", coloca o diretor-administrativo da fundação filantrópica, Júlio César De Luca.

Sem o cronograma prometido a lideranças de toda a região mobilizadas em Florianópolis no último dia 2, o sinal de alerta retorna a instituição responsável por aproximadamente 100 partos ao mês. Mas nenhuma medida será tomada por ora. “Teremos reunião com o Conselho Deliberativo no dia 23 e caberá aos integrantes, representantes das entidades da cidade, definir os encaminhamentos caso não tenhamos um cronograma até lá”, completa.

Os repasses atrasados se acumulam desde dezembro de 2018. Entretanto, o Estado assumiu o compromisso de manter em dia apenas os valores referentes ao novo governo, portanto, a partir de janeiro de 2019. Segundo o gerente Regional de Saúde, Fernando de Fáveri, as tratativas do HSD serão realizadas diretamente com a Secretaria de Estado da Saúde. O Canal Içara tentou contato com a secretaria, mas não obteve retorno ao longo do dia.