logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Seminário discute o uso de drogas

Compartilhar:

Para o dia mundial de luta contra as drogas, 26 de junho, a Secretaria de Saúde preparou o primeiro Seminário Municipal de Redução de Danos Aids/Drogas. O evento foi iniciado às 8h e terá seguimento até o final da tarde. As palestras e os grupos de trabalho sobre o tema foram concentrados no Salão Paroquial São Donato, no Centro de Içara.

Segundo a coordenadora do Programa DST/Aids do município, Samira Abdenur, Içara tem 245 de pessoas com HIV e a maior parte delas pegou o vírus através das drogas. É que os usuários de drogas dividem siringas com frequência. Desta forma, levam o vírus de um corpo para o outro.

“É possível diminuir o número de casos através de uma intensa conscientização”, destaca a gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostin. O início deste trabalho foi dado com o debate entre o prefeito Gentil da Luz, vice-prefeito José Zanolli, gestores municipais, lideranças comunitárias, conselhos locais de saúde e pessoas sensíveis à causa.


PALESTRAS E TEMAS ABORDADOS NO SEMINÁRIO:

- "Redução de Danos: Uma nova perspectiva na atenção ao uso de drogas", com Ricardo Brasil Charão (mestrado em teologia)

- "Políticas de Prevenção e Atenção às pessoas que usam drogas", com José Francisco dos Santos Neto (membro do Conselho Estadual de Entorpecentes)

- "Direitos Humanos e Aids", com Beatriz Pacheco (advogada e membro da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com o HIV/Ainda)

- "Uso de drogas: Escolhas entre prazer e risco e seus mecanismos de ação", com Licinio Alcântara (psiquiatra/Caps Içara)

- Mesa Redonda: Política dos Sistemas de Saúde e de Segurança Pública que assegurem o respeito aos direitos humanos e seja agente para construção de cidadania aos usuários de drogas.