Canal Içara

Canal Içara

10 de julho de 2020 - 13:23
Cotidiano »
Simone Cândido: lições que aprendemos e ensinamos com escolas em casa
27/06/2020 às 07:00 | Simone Luiz Cândido
Tempos bem difíceis estamos vivendo em 2020. A nova palavra assustadora se chama esse tal de coronavírus. Naiane, de sete anos diz: “Mamãe, estou com medo do coronavírus”. Respondo tentando me fazer de forte e digo: “Confia em Deus. Vai dar tudo certo”. “Em Deus eu confio, não confio é no coronavíruas”. Algumas risadas e tento disfarçar para acalmar o medo dela.

Lições de como lavar as mãos, uso de máscaras e cuidados além disso se tornaram rotina em nossas vidas. Temos o ensino à distância, plataformas on-line, professores preocupados com a formação de seus alunos. Nós, pais, do lado oposto, tentando dar o melhor suporte possível.

Nem sempre nossas crianças estão com toda disposição para realizarem seus estudos em casa. A saudade bate forte dos colegas, das brincadeiras, das aulas presenciais e dos professores. Dos passeios escolares, festas juninas aguardadas um ano inteiro onde todos se divertiam muito.

O ensino à distância não é fácil para ninguém. Preparar aulas, enviar em plataformas, atender pais e alunos por redes sociais mudou completamente a rotina. Nós, pais, temos que fazer um esforço enorme. Muitos tem um celular para todos usarem para estudo, sem contar que não somos professores.

Estamos todos lutando para que nossos filhos possam aprender pelo menos o básico da série em que estão. Além disso, esse ano tem muitos outros aprendizados, os ensinamos a cozinhar, a terem paciência, estarem juntos por mais tempo.

Esse tempo juntos nos fará muito bem. No futuro nos lembraremos de muitas coisas. Jamais esqueceremos o afeto que cada um de nós dispendeu para os outros e cada bom exemplo de solidariedade que tivemos com o próximo entre tantas coisas que pudemos aprender.

O ano letivo poderá não ter todo conteúdo que teria em tempos comuns, mas com certeza a valorização do trabalho realizado pelos profissionais da educação será lembrada por nós.
Simone Luiz Cândido é voluntária na causa adoção de crianças e adolescentes; já participou de três antologias com suas crônicas, além disso, ama escrever reflexões sobre a vida cotidiana, eternidade, amor e convivência.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias