logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Simone Cândido: uma homenagem a todos os pais

Que o amor seja o maior presente que podemos dar aos nossos pais.

Compartilhar:

Nesse domingo comemoramos o Dia dos Pais. E existem várias formas de paternidade. A biológica e a que chega através da adoção, seja ela de pai solo ou não, e o pai que adota os filhos de sua esposa. Ser pai carrega consigo um misto de sentimentos. Alguns se emocionam quando recebem a notícia de que serão pais. Após essa notícia começam muitas mudanças a espera de um ser que será amado e cuidado.

Como pais, lapidam outros seres humanos e repassam valores, o principal deles, o amor. Ensinam que não estão sozinhos durante a vida. Terão companhia e muitos aprendizados. Ninguém nasce sabendo ser pai. A cada dia é um novo desafio. Quando o amor extravasa o coração, vem o desejo da paternidade e não há diferença se esse filho tem ou não o DNA herdado. O amor os torna pai e filho(a). Os laços se fazem quando nos corações encontram-se afeto, afinidades sonhos que se tornam realidade. O do pai que encontra seu(s) filho(s) e o dos filhos que o encontram.

Em 2016 assistimos no cinema um filme chamado O Bom Dinossauro. Um filme para crianças, mas que deixa uma bela lição. Cada um da família teria que fazer algo muito importante para poder deixar sua marca na pedra do Silo. Todos tentavam fazer algo que pudesse mostrar sua importância. Cabe a cada um de nós pensarmos qual marca deixaremos no mundo em que vivemos, somente por um tempo emprestado. Tantas pessoas que se foram antes de nós deixaram suas marcas.

Meu pai Luiz lutou muito por nós. Ele nasceu com agenesia de mão tinha apenas uma das mãos trabalhou cuidou de nós viveu apenas 57 anos, mas deixou a marca de seu trabalho e honestidade as quais repasso para minhas filhas. Foi grande o suficiente pra me ensinar valores do amor respeito às pessoas. Faculdade nenhuma ensinou sua vivência, mesmo tendo apenas uma das mãos trabalhou como mineiro, pedreiro, carpinteiro, dirigia sem uso de próteses. Entre tantas outras pessoas que por nós passam deixam suas marcas.

Não as perdemos, pois tivemos a graça de um dia as ter conhecido. Não sei qual a marca irei deixar. Talvez seja a luta incansável para aqueles que sonham em ter seus filhos possam realizar seu sonho através da adoção. As crônicas que escrevo ou até aquilo que ensinei para minhas filhas. Só sei que tento todos os dias ser Melhor. Minha marca tem que ser a do amor não existe nada melhor que o amor para marcar nossa existência.

Muitos de nossos pais tiveram uma vida difícil, trabalharam muito para que seus filhos pudessem ter um futuro melhor. É uma dádiva ser adulto e ainda ter o pai presente. Que todos os pais possam sentir o amor de seus filhos, e que todos os filhos se sintam amados por seus pais.

Que os filhos sejam presença para seus pais sempre que puderem, não só num dia específico em que se comemora o dia dos pais. Nossos pais estiveram conosco quando éramos muito pequenos. Hoje é a nossa vez de dispendermos um pouco de amor e carinho por eles. Que o amor seja o maior presente que podemos dar aos nossos pais.