logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Taise Domiciano: Escreva, mesmo que não saiba sobre o que escrever

Aumentará, ainda mais, sua capacidade de conexão

Compartilhar:

Existem muitas técnicas que estimulam a nossa criatividade, e uma delas é a escrita. Entretanto, vejo muitas pessoas com receio de escrever, como se fosse algo muito difícil, destinado apenas a escritores profissionais.

Em minhas aulas de criatividade e inovação, eu gosto de aplicar a avaliação em formato de redação. Gosto de ler o que meus alunos pensam sobre criatividade, gosto de ouvir as histórias que estão relacionadas ao tema e os exemplos citados.

Mas antes disso, eu aviso os alunos que eles terão uma avaliação, só que eles não sabem que será uma redação. Assim que entrego a folha, eles parecem perdidos, não sabem o que fazer com um espaço em branco esperando pela sua imaginação.

Eles ficam zonzos, questionam o que fazer, dá para sentir o pânico na sala. Depois de uns quinze minutos é que eles compreendem que terão que escrever, e precisam usar todo seu repertório para fazê-lo.

O resultado é incrível, confesso que teve textos que me deixaram surpresa, pela forma de pensar do aluno, pelas conexões trazidas, pelas ideias e por ler algo autêntico, algo que eles pensam.

Por isso, defendo que a escrita é libertadora e estimula a criatividade, pois quando escrevemos, temos a consciência que precisamos de repertório, de combinação, de conexão, de coragem, tudo que é imprescindível para a criatividade. O medo precisa ser deixado de lado, pois suas ideias foram expostas através de cada palavra que foi escrita.

Dito isso, gostaria de lhe apresentar uma técnica chamada escrita em queda livre. Esta técnica se resume em você escrever sem parar, tudo que está passando em sua mente por 20 minutos.

Para fazer isso, você vai escrever do mesmo jeito que você fala. Todas as coisas que vão passando em sua mente, você escreve em uma folha. Para utilizar essa técnica, compre um bloco ou caderneta para fazer suas escrita em queda livre. Todo dia separe 20 minutos para realizá-la.

Com o passar dos dias, volte nas escritas anteriores e leia o que você escreveu. Você pode se surpreender, com tantas coisas interessantes que você pensou. Além disso, para quem quer usar a imaginação para escrever uma história, essa técnica também ajuda. Já que muitas vezes, ficamos amarrados ao medo de errar e não conseguimos completar uma linha.

Assim, você vai iniciar uma história, e escrever tudo o que pensa, sem julgar, sem cortar nada e assim vai continuar escrevendo, dia após dia, e depois poderá fazer os ajustes se necessário. Escrever é dar asas a imaginação. Por isso, deixe sua escrita se aventurar em queda livre. Assim, você aumentará ainda mais sua capacidade de conexão.