Cotidiano | 21/01/2014 | 13:56
Temperatura chega próxima dos 40 graus
Especial do Jornal Gazeta
Compartilhar:
Para quem não gosta de calor, os próximos dias devem ser insuportáveis. Mas já para quem adora as temperaturas elevadas, então a situação acaba inversa. O fato é que Santa Catarina deve ter durante esta semana, as maiores temperaturas no ano de 2014. Conforme o Epagri/Ciram, até sexta-feira é para que os termômetros marquem números próximos aos 40°C.
“Nesses primeiros dias a temperatura vai ficando com os valores tradicionais, mas vai aumentando no decorrer da semana. Hoje temos ela em torno dos 35°C nos horários de picos, e depois pode chegar perto dos 40°C. Isso se deve por causa de uma massa de ar quente e a aproximação de uma frente fria. Este avanço da frente fria comprime a camada de ar e por conta disso as temperaturas acabam subindo. E em cidades em que já é registrado um forte calor, como por exemplo Criciúma, a média deve ficar nos 38°C”, comenta a meteorologista Marilene de Lima.
Ainda segundo a meteorologista, esta onda de intenso calor não é comum. “Embora esta época seja de forte calor, não é normal a temperatura chegar perto dos 40°C. Sempre temos o registro de uma média de temperatura pouca coisa superior a 30°C. Isso sim é normal. Mas isso somente está acontecendo em função dessa massa de ar frio que está vindo do Rio Grande do Sul, devendo chegar na região no fim da tarde de sexta-feira”, destacou Marilene.
Embora chegue a massa de ar frio no fim da semana, as temperaturas não devem ficar abaixo do tradicional para esta época. “Para o fim de semana, por causa desta mudança, está previsto que haverá chuva. Mas, em relação a temperatura, não podemos dizer que elas serão menores. Isso porque teremos a queda será de aproximadamente 10°C. Desta forma, se haverá temperatura de 38º durante a semana, ela apenas retornará ao que já é normal para o mês de janeiro, que é a média de 30°C. Então continuará quente. Apenas teremos mais chuva”, pontua ela.
Uma das pessoas que gosta de temperaturas altas é o diretor de fotografia Felipe Bressan. Mas, ele declara que o aumento previsto para esta semana já é exagerado. “Até gosto de calor. Pelo menos gosto muito mais do que frio e chuva. Mas 40°C já é demais. Com essa temperatura, somente se for em um ar condicionado, porque na rua não dá para ficar”, declarou.
Enquanto isso, a acadêmica de Educação Física, Camila Prates, enfatiza que com o calor, as pessoas procuram realizar mais atividade física, o que não deve ser diferente nesta semana. “Gosto muito das temperaturas altas, porque nesta época as pessoas tendem a praticar mais esportes, tanto nas praias quanto em lagoas, e há um aumento na procura por esportes na natureza”, comentou. “Mas, além disso, já pensando pelo lado econômico, há também um aumento no número de turistas, principalmente nas nossas praias”, emendou.



.jpg)

.png)

.png)











.png)






















