logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Testes rápidos de covid-19 tem escassez na rede privada

Laboratórios e farmácias criaram agendamento e tem lista de espera em Içara

Compartilhar:

Içara alcançou 595 pessoas em tratamento contra a covid-19, das quais, 113 somaram-se a estatística somente entre terça e quarta-feira. O número é resultado do crescimento da procura pelo Centro de Triagem Municipal, mas também pela demanda atendida pela rede privada de farmácias e laboratórios, agora, sobrecarregada e com escassez dos kits para novos resultados rápidos. Em farmácias, o agendamento pode levar até dois dias. Em laboratórios, depende de reserva.

Conforme a bioquímica Viviani Formentin, em dezembro ela tinha um estoque de 200 testes rápidos para aplicação em laboratório. Todo o volume foi consumido entre o Natal e Réveillon. No mesmo mês houve o pedido de mais 600 kits. Entretanto, os fornecedores só conseguiram entregar 50 até agora. A solução foi criar uma fila de espera para atendimento da demanda a medida em que novos testes forem recebidos. O valor atual é de R$ 90.

Outra opção é realizar o exame laboratorial ao valor de R$ 250. O preço até poderia ser um limitador, mas a demanda também tornou-se maior do que a capacidade de análise e alguns laboratórios de análises clínicas já suspenderam novos atendimentos. “Trabalhamos com três laboratórios, mas dois deles, de São Paulo, já suspenderam novas análises. Por ora, temos ainda uma empresa que nos atende em Santa Catarina”, completa.