logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

TRF determina suspensão da Via Rápida

Compartilhar:

A queda de braço entre o Ministério Público Federal e o Departamento Estadual de Infraestrutura sobre a construção da Via Rápida teve desdobramentos nesta última sexta-feira, dia 13. Pela manhã a procuradora Patrícia Muxfeldt ajuizou a suspensão dos serviços. Contudo, a juíza Rafaela dos Santos Martins da Rosa concedeu 72h para o Deinfra prestar informações. O MPF recorreu então ao Tribunal Regional Federal e no início da noite a medida foi deferida.

A suspensão imediata, segundo entendimento do desembargador federal Rogério Favreto, justifica-se pelo risco de degradação dos sítios arqueológicos, uma vez que os trabalhos prosseguem no fim de semana. A determinação vale até a apresentação do relatório do Iphan com a atual condição dos sítios e as medidas a serem adotadas. A intimação eletrônica foi expedida à Fundação do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina.

"Não pretendemos que a paralisação seja duradoura. Só queremos a garantia de que os sítios sejam preservados para que os serviços possam continuar. Talvez o Iphan entenda que não é preciso fazer o resgate agora. Mas temos que resguardar os sítios para que não sejam destruídos", ressalva a procuradora. Todo o trabalho será acompanhado pelo Deinfra. "Na segunda-feira os técnicos estarão em Criciúma", garante o presidente Paulo Meller.