logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar
Cotidiano

Troféu marca lançamento do Açor

Compartilhar:

O lançamento oficial da 20ª edição do Açor ocorreu com a entrega do Troféu Açorianidade e a apresentação de um dos premiados, o Grupo Folclórico Casa da Dindinha, na noite de sexta-feira, dia 25. Entre os 11 títulos entregues, oito levaram o nome de uma das ilhas dos Açores. “Os agraciados foram homenageados pelo esforço e atuação em prol do desenvolvimento da pesquisa, preservação e divulgação da cultura açoriana em Santa Catarina”, explica o coordenador do Núcleo de Estudos Açoriana da UFSC, Joi Cletison.

A festa em Içara será entre 8 e 10 de novembro. “Mais que uma festa, mais do que o ato de receber, ela representa o resgate de uma das principais etnias colonizadoras de nosso município. E, assim como deve acontecer no primeiro semestre de 2014 entre Içara e Praia da Vitória, na Ilha Terceira, as outras etnias que fazem parte do desenvolvimento de nossa cidade (Afro, Italiana e Polonesa) terão uma cidade irmã em seu país”, destaco outro homenageado, o prefeito Murialdo Gastaldon.

“Toda ação que enaltece, evidencia e nos lembra às origens são essenciais para mantermos nossas tradições vivas”, enfatizou o vice Sandro Giassi Serafim. “Trazer para Içara o Açor após 15 anos é um ato memorável que ficará na lembrança e no coração de todos nós”, completa a presidente da Fundação Cultural de Içara, Eliana Jucoski Monteiro. Para o resgate da cultura, a cidade contou com a participação também da escritora Elza de Mello e do Grupo Étnico Açoriano Reis do Oriente. A iniciativa conta ainda com o apoio do Governo do Açores, da Funcultural e Santur.

Os nomes dos homenageados foram indicados e aprovados pelo Conselho Deliberativo do NEA integrado por 65 instituições. Fizeram parte da lista também Maria Delfina Schimidt (personalidade), Jornal Noticias do Dia (mídia), Prefeitura de Bombinhas (Administração Municipal), Fabiana Kretzer (pesquisadora), Salete Maria de 0liveira (artista plástica), Casa dos Açores Ilha de Santa Catarina (Instituição de Ensino Superior ou Cultural), Bill Farney Medeiros (artesão), Escola Ivone Terezinha Garcia (Escola de Ensino Fundamental ou Médio), Grupo Folclórico Casa dos Açores do Rio Grande do Sul (especial).