logo logo

Curta essa cidade!

HUB #IÇARA

Venha fazer também a diferença!

Comunicação + Conteúdo + Conexões

Acessar

Cotidiano | 21/05/2011 | 13:01

Turismo aliado a preservação

Especial de João Paulo De Luca Júnior, do Jornal Agora

Compartilhar:

Valorizar a cultura local, preservar as riquezas naturais, trabalhar o artesanato, divulgar e estimular visitações em museu, sambaquis, praias e lagoas do Rincão. Dessa maneira o projeto Elo, “Patrimônio Cidadão”, da Prefeitura Municipal de Içara, pretende trabalhar o turismo de uma maneira diferente no futuro município de Balneário Rincão. O projeto foi apresentado em uma mesa redonda a uma série de entidades do distrito no museu arqueológico Igrejinha dos Navegantes, na segunda-feira, dia 16. O encontro fez parte da 9ª Semana Nacional de Museus.

Segundo a coordenadora de museus de Içara e idealizadora do projeto, Sanete Monteiro Dagostin, após a emancipação muitos empresários irão investir no Rincão. Mas não pode esquecer-se de preservar o patrimônio histórico local. “Queremos mostrar a população a importância do museu e dos sambaquis no Rincão. Para assim contar com o apoio deles na preservação”, enfatiza.

As propostas passam por vias sinalizadas até os 11 sambaquis catalogados no Distrito, com pontos de venda do artesanato local. “Queremos fazer rotas que não prejudiquem o acervo histórico e que possam proporcionar a visitação. Destacar a cultura local através do artesanato, que já é trabalhado por algumas entidades no Rincão, gerando também qualidade de vida, e ainda capacitar professores da rede municipal para repassar essa importância às crianças”, antecipa.

Em Santa Catarina existem apenas dois museus arqueológicos, um no Rincão, o museu arqueológico Igrejinha dos Navegantes, e outro em Itajaí, o Museu do Índio. De acordo com Sanete, durante a baixa temporada, o museu fica aberto meio período e, por ser o único museu dessa temática no sul do estado, ainda recebe visitas agendadas de escolas de Treviso, Criciúma e de toda a região sul de Santa Catarina.

De acordo com a secretaria Municipal de Articulação Estadual e Nacional, Marli De Faveri, o projeto foi encaminhado ao governo estadual em novembro de 2010, e validado. O projeto passa agora por análise e a verba pode ser liberada ainda em 2011. Além do museu do Balneário Rincão, outros três de Içara participaram da Semana Nacional de Museus, que encerrou sexta-feira, dia 20. Intitulada Museus e Memória, a programação organizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, contou com visitas monitoradas, mostras fotográficas e de acervos antigos e mesas redondas com explanação de projetos.


Outros destaques da edição 129 do Jornal do Rincão:

» GERAL: Esplanada recebe Dia da Qualidade de Vida

» POLÍTICA: Ministério Público investiga fraude na Câmara Municipal