Canal Içara

Canal Içara

15 de novembro de 2019 - 21:31
Cotidiano »
Unesc presta atendimento a portadores de HIV de Içara
18/10/2006 às 14:29 | Nadia Couto / Unesc
O município de Içara ganhou recentemente um grande aliado na área da saúde, a partir da implantação do projeto "Atendimento nutricional a pacientes portadores de HIV", do curso de Nutrição da Unesc. Duas acadêmicas, Joana Passoli e Gledciani Alves Teodoro, e o professor Marco Antônio da Silva, coordenador do curso, realizam encontros semanais com os pacientes na sede do programa DST/AIDS. O projeto inclui, entre outras atividades, atendimento nutricional e oficinas com grupos terapêuticos. O público-alvo é de 37 pessoas inscritas no programa DST/AIDS.

O professor explicou que os portadores de HIV, após o uso prolongado de alguns medicamentos, podem apresentar alterações nutricionais, entre elas o aumento do peso corporal, a redistribuição da gordura corporal e alterações envolvendo colesterol e triglicerídeos. "O objetivo é permitir um aporte nutricional adequado, de acordo com as especificidades de cada indivíduo, e reduzir os efeitos indesejáveis da terapia anti-retroviral", ressaltou o professor.


Parceria importante

O trabalho realizado pelo curso de Nutrição no programa DST AIDS de Içara já está rendendo frutos, como a melhora da auto-estima dos pacientes. A afirmação é da coordenadora do programa, a psicóloga Chelbia Pavei. Ela teve a iniciativa de procurar a Unesc para solicitar o suporte nutricional.

“Essa parceria entre a universidade e a Prefeitura de Içara é extremamente importante”, assinalou a psicóloga, informando que outros acadêmicos da Unesc atuam no programa, que conta também com estagiários de Psicologia e Farmácia.
+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias
notícias mais lidas