Canal Içara

Canal Içara

13 de maio de 2021 - 13:08
Cotidiano » Coronavírus Covid-19
Vacinação em Içara inicia com profissionais do Hospital São Donato
19/01/2021 às 13:45 | Redação | com a colaboração de Lucas Lemos, da Inoova Comunicação
Letícia Pedro Brígido formou-se em Enfermagem em dezembro de 2019. Quase seis meses depois, ingressou no Hospital São Donato para atuar no enfrentamento da pandemia. "Sempre quis algo na área da saúde e dentre os cursos, a Enfermagem se destacou. No começo, tive medo. Foi um desafio enorme para mim neste período. Por dias, chorei, mas encontrei motivação a cada nova alta que tivemos no setor", indica a profissional da clínica de covid-19 da instituição.

A jovem de 23 anos foi a primeira a receber a vacina contra a covid-19 em Içara nesta terça-feira, dia 19. Junto com ela, 10 profissionais que atuam também na Unidade de Terapia Intensiva e na clínica dedicada a pandemia tiveram a aplicação das doses da CoronaVac. "Nossa esperança por dias melhores é ainda maior agora", acrescenta a enfermeira.


Ao todo, 122 trabalhadores do Hospital São Donato serão contemplados neste primeiro momento. Conforme definido no plano de enfrentamento nacional, a prioridade serão os profissionais da UTI, da clínica e do Pronto-Socorro que estão na linha de frente. Isto significa 36,9% do total de colaboradores que atuam na fundação filantrópica e quase 32% das doses recebidas pelo Município, de um total de 377.

Além das equipes do Hospital São Donato, o quantitativo recebido também será destinado aos trabalhadores dos centros de triagem e pessoas com 60 anos ou mais institucionalizados na cidade. "É o início do fim, tão esperado por toda a população brasileira e também içarense. Essa é a primeira vacina em território içarense", lembra a prefeita, Dalvânia Cardoso (PP).

"Isso tudo foi acordado baseado em critérios técnicos e estratégicos considerando a exposição ao vírus, risco de agravamento das condições de saúde e possibilidades de óbitos. Em prol da saúde coletiva, em respeito aos mais frágeis e pela valorização e reconhecimento de todos os trabalhadores de saúde que estão na frente do enfrentamento da covid-19, estamos iniciando o processo de vacinação. É uma grande vitória da ciência e da humanidade", avalia o secretário municipal de Saúde, Sandro Ressler.

+ Cotidiano
Participe também com seus comentários

últimas notícias